Skip to content
Ínicio / Notícias / Exposições nas Montras do ME durante o mês de f...
Notícias

Exposições nas Montras do ME durante o mês de fevereiro

Estão patentes ao público, durante o mês de fevereiro, nas montras do edifício do Ministério da Educação, na Avenida 5 de Outubro, em Lisboa, duas exposições da responsabilidade do Museu da Farmácia (MF) e do Centro Científico e Cultural de Macau (CCCM).


Museu da Farmácia

 

O Museu da Farmácia é um projeto que, ao longo dos anos, tem vindo a ser uma referência a nível nacional e internacional, como o comprovam os milhares de visitantes recebidos e os diversos prémios com que o Museu foi distinguido, dos quais se destacam: Prémio de Melhor Museu Português, 1997; Prémio Almofariz, 1999; Prémio Nacional de Design e de Comunicação, 2002 e Prémio APOM do Melhor Serviço de Extensão Cultural, 2008.

 

Inaugurado em junho de 1996 em Lisboa, o Museu da Farmácia é o resultado de uma vontade inequívoca das Farmácias Portuguesas em preservar a história da sua profissão. Em 2010, é a vez da cidade do Porto receber o Museu da Farmácia através da inauguração de um novo espaço.

 


O Museu da Farmácia, em Lisboa, possui duas áreas de exposição:

Farmácia Portuguesa: Foram recriados espaços e ambientes que permitem ao visitante aperceber-se, de uma forma mais imediata, da evolução da história e tecnologia da farmácia portuguesa, desde o final do século XV até aos nossos dias. Reconstituições de autênticas farmácias portuguesas desde a antiga botica do século XVIII, até à Farmácia Liberal do início do século XX. É de salientar ainda a reconstituição de uma autêntica farmácia tradicional chinesa, oriunda de Macau do final do século XIX e de uma área dedicada à Farmácia no espaço, com os kits de medicamentos que foram a bordo do Space Shuttle Endeavour, em dezembro de 2001;

 

Farmácia no Mundo: A temática da Farmácia e da Saúde são abordadas com peças de extrema qualidade, oriundas de civilizações e culturas tão distantes, no tempo e no espaço, como a Mesopotâmia, o Egito, a Grécia, Roma, os Incas, os Astecas, o Islão, o Tibete, a China, o Japão, etc.

A história da farmácia termina com as grandes descobertas e avanços científicos na saúde no século XX, como a dádiva à humanidade realizada pela descoberta da penicilina e a nova era dos antibióticos e mais recentemente a descoberta da sequência da estrutura molecular do DNA.

 

No Porto, são áreas de exposição:

 

Farmácia Portuguesa: No Porto, é possível visitar a excelente reconstituição da Farmácia Estácio, inaugurada em 1924, na rua Sá da Bandeira. Ficou célebre esta farmácia no final dos anos quarenta pela sua balança falante tornando-se um ex-libris da baixa portuense dessa época.

 

Farmácia no Mundo: No Porto, é de realçar a reconstituição da Farmácia Islâmica do Império Otomano que existia no interior de um palácio de Damasco no século XIX.

 

 

Centro Científico e Cultural de Macau

O CCCM, I.P. é uma unidade de investigação e de alta divulgação, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, para a cooperação científica e cultural, com a China.

 

A partir das condições criadas em 2006, o CCCM organizou em 2007 o seu primeiro Colóquio Internacional. Os colóquios CCCM são laboratórios de conhecimento especializado, espaços de diálogo e de pluralidade, mostras de atualidade e lugar de formação aberta. São um regular ponto de encontro único de investigadores da Europa, Ásia e América, muito em especial da China e Portugal.

 

Os colóquios CCCM são um manifesto de cooperação envolvendo Instituições de Ensino Superior, Fundações, Centros de Investigação, professores e alunos das mais diversas línguas e nações. Nos colóquios CCCM surgem estudos de caso sobre a China e o Pacífico, Macau e a Globalização, Tradução e Viagens, nos nossos dias, no arco passado-presente e enquanto relações euroasiáticas presentes e futuras.

 

Em 10, 11 e 12 de outubro de 2016 vai ocorrer o décimo primeiro colóquio CCCM: China/Macau: Cartografia, Circulação, Descrição.

24 Fevereiro 2016