Skip to content
Ínicio / Notícias / Exposição nas montras do ME durante o mês de ma...
Notícias

Exposição nas montras do ME durante o mês de maio

Está patente ao público, na Avenida 5 de Outubro, em Lisboa, na montra do edifício do Ministério da Educação, durante o mês de maio, uma exposição subordinada ao tema “25 Anos”, organizada pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE).

 

Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

 

A Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) completa 25 anos de existência no ano em curso. Criada através do Decreto-Lei n.º 374/91, de 8 de Outubro, a ESHTE representou a realização de uma antiga aspiração do setor do turismo, e constituiu o início de uma etapa decisiva na oferta de condições adequadas aos interessados em assumir responsabilidades profissionais, de nível superior, na hotelaria e no turismo, graças à formação científica, teórica e prática, que tem proporcionado.

 

No início de atividade, a ESHTE contava com 100 alunos e tem hoje cerca de 2000 mil divididos entre os cursos de licenciatura, mestrados e pós-graduações. Para além destas vertentes formativas a ESHTE tem um curso de Doutoramento em Turismo (Grau conjunto com a Universidade de Lisboa através do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território).

 

No último Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, a ESHTE absorveu cerca de 1/3 do total das vagas preenchidas em relação ao ensino superior público do Turismo e teve uma procura superior ao número total de vagas disponibilizado a nível nacional.


Os Estatutos, homologados pelo Despacho Normativo n.º 44/2008, publicados no Diário da República, 2.ª série, N.º 168, de 1 de Setembro, reafirmam a sua natureza de escola politécnica não integrada e conferem-lhe atribuições no sentido da criação, transmissão e difusão de conhecimentos relacionados com o exercício de atividades profissionais altamente qualificadas, nas áreas do Turismo, da Hotelaria e da Restauração, e, muito em especial, para:

  • a “interação com o mercado de trabalho e de emprego nas perspetivas académica, da prática profissional e da adequação às oportunidades de exercício da atividade”;
  • a “criação de um centro de excelência no apoio ao desenvolvimento da atividade turística e hoteleira, profissional e empresarial”;
  • a “realização de investigação fundamental aplicada”.

 

A ESHTE constitui, assim, um centro de formação cultural e técnica de nível superior para preparar profissionais que possam dar resposta aos desafios que se colocam ao setor empresarial e institucional do Turismo. Através de uma preparação técnica e científica objetivada em função das necessidades do setor, os diplomados pela ESHTE perspetivam-se como verdadeiros agentes de mudança, capazes de enfrentar oportunidades e desafios, num contexto de grandes incertezas e de forte competitividade.

 

Com a comemoração da presente efeméride, a ESHTE pretende sobretudo dar ênfase a um posicionamento que se traduz na máxima de evidenciar “o orgulho no passado”, adicionando a “confiança no futuro”. No fundo, a evocação do histórico associado à Escola, devidamente complementada com uma perspetiva de “não parar no tempo”, constituem o binómio básico para a concretização do programa de celebrações.

 

O programa de iniciativas para comemorar esta efeméride tem como destinatários todos os que se inserem na comunidade ESHTE atual, mas também os antigos responsáveis, colaboradores e alunos, os empresários, as associações e as entidades públicas que operam no turismo em Portugal, a comunidade local, o público académico nacional e internacional e os meios de comunicação social, englobando um leque diversificado de atividades institucionais, científicas, culturais, de animação, de cariz técnico-profissional e de solidariedade.

 

25 Anos ESHTE: Orgulho no passado, Confiança no futuro.

24 Maio 2016