Skip to content
Ínicio / Notícias / Exposição nas montras do MEC durante o mês de a...
Notícias

Exposição nas montras do MEC durante o mês de agosto

Durante o mês de agosto estão patentes ao público, na Avenida 5 de Outubro, em Lisboa, na montra do edifício do Ministério da Educação e Ciência, duas exposições: a primeira, intitulada “A Educação e Ciência no Mundo… e a participação do Ministério da Educação e Ciência”, foi organizada pela Direção de Serviços de Coordenação da Cooperação e das Relações Internacionais (DSCCRI) da Secretaria-Geral do Ministério da Educação e Ciência (SGMEC); a segunda, “Um mar de oportunidades”, foi organizada pela Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH).

 

Secretaria-Geral do Ministério da Educação e Ciência

 

Compete à Secretaria-Geral do Ministério da Educação e Ciência assegurar as tarefas de planeamento, coordenação, acompanhamento e apoio técnico, em matéria de assuntos europeus, cooperação e relações internacionais nos domínios de competência do MEC, bem como contribuir para a formulação das políticas a implementar nestas áreas, coordenar e desenvolver a participação do MEC nas suas relações com estados terceiros e as diferentes instâncias comunitárias e internacionais.


Com a exposição subordinada ao tema “A Educação e Ciência no Mundo… e a participação do Ministério da Educação e Ciência” pretende-se dar uma breve perspetiva da atividade do Ministério da Educação e Ciência em matéria de cooperação e relações internacionais, designadamente no quadro da União Europeia, da Cooperação Internacional e da Cooperação para o Desenvolvimento.

Em matéria de cooperação e relações internacionais, a Secretaria-Geral do Ministério da Educação e Ciência tem, entre outras, competências de coordenação das ações de cooperação e das atividades inerentes à participação de Portugal na União Europeia e demais organizações internacionais, à cooperação bilateral e à cooperação para o desenvolvimento, nos domínios de atuação do Ministério da Educação e Ciência, garantindo a coerência das intervenções dos respetivos órgãos, serviços e organismos do MEC.

É neste contexto que a SGMEC tem desenvolvido as suas atividades de coordenação da atividade internacional do Ministério da Educação e Ciência, designadamente através da sua Direção de Serviços de Coordenação da Cooperação e das Relações Internacionais.
 

 

   Escola Superior Náutica Infante D. Henrique 

A Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH) é um centro de criação,        difusão e transmissão  de cultura, ciência e tecnologia, articulando as suas atividades  nos domínios do ensino, da formação  profissional, da investigação e da prestação    de serviços à comunidade, nacional e internacional, numa  perspetiva de valorização  do conhecimento técnico, participando em atividades de ligação à sociedade,            designadamente de difusão e  transferência de conhecimentos.

 A ENIDH é a única escola nacional vocacionada para a formação de Oficiais da  Marinha Mercante e  quadros superiores do setor Marítimo-Portuário nas  áreas da  Intermodalidade, Gestão e Logística.  Compete à Escola proporcionar uma sólida  formação cultural, científica e técnica, desenvolver a  capacidade  de inovação e  análise crítica e ministrar conhecimentos científicos de índole teórica e  práticos  dirigidos ao desempenho das atividades caraterísticas do  setor Marítimo-Portuário.

 A Escola Superior Náutica Infante D. Henrique, ao longo dos seus noventa anos de  existência, tem  assumido o Mar como vocação natural e, sobretudo,  como uma  prioridade e um desígnio. Com efeito,  nesta Escola sempre se acreditou, e hoje mais  do que nunca, que a aposta no Mar constitui um dos  pilares fundamentais do  relançamento económico do país, estando firmemente empenhada e motivada  para  contribuir ativamente na prossecução deste  objetivo nacional.

 Aproveite a exposição para conhecer “Um mar de oportunidades”.

 

 

 

07 Agosto 2015