Skip to content
Ínicio / Notícias / Ciclo de Conferências, “Em Redor da Memória…...
Notícias

Ciclo de Conferências, “Em Redor da Memória…”- 22 de junho, 17:00

No próximo dia 22 de junho, às 17:00, daremos continuidade ao Ciclo de Conferências, “Em Redor da Memória…”.

 

Num mês muito especial, o tema recairá numa figura ímpar da História de Portugal e do imaginário popular da cidade, Santo António, de seu nome Fernando de Bulhões (1195-1231) e a sua ligação à cidade de Lisboa, que se perpetua até aos dias de hoje e atravessa gerações.

 

Sob o título “Santo António, Memória e Tradição”, o nosso orador, Pedro Teotónio Pereira, diretor do Museu de Santo António de Lisboa, falará de como a tradição dos Tronos de Santo António anuncia o começo do período festivo e, juntamente com os arraiais, as marchas, a procissão e os casamentos de Santo António, dá um colorido especial à cidade. 

 

Lisboa transfigura-se e os lisboetas saem à rua para as festas dos Santos Populares que vieram cristianizar as antiquíssimas festas do solstício de verão. Armar o trono de Santo António evoca as celebrações que homenageiam o santo padroeiro de Portugal e da cidade, mas representa também a afirmação da identidade de ser lisboeta.

 

A sessão decorrerá no Auditório da Av. 5 de Outubro, por isso, não deixe de participar e de trazer os seus amigos e familiares, bastando, para tal, fazer a inscrição através do endereço eletrónico: dsda@sec-geral.mec.pt

 

Convidamos, ainda, a conhecer o “Trono de Santo António 2017” exposto no edifício da Av. 5 de Outubro, no âmbito do Concurso de “Tronos de Santo António 2017”, evento organizado pela EGEAC e pelo núcleo de Santo António do Museu de Lisboa. 

 

Cartaz da Sessão

 

Nota biográfica do orador

20 Junho 2017