Skip to content
Ínicio / Notícias / Convénios de Colaboração assinados pela Secreta...
Notícias

Convénios de Colaboração assinados pela Secretaria-Geral da Educação e Ciência no âmbito da Direção de Serviços de Documentação e de Arquivo

A Secretaria-Geral da Educação e Ciência detém uma parte importante das fontes históricas que permitem conhecer a história da educação em Portugal.

O seu espólio permite abordagens dos mais variados ângulos, que muitas vezes transpõe o universo da educação e ciência, designadamente nos casos das correntes arquitetónicas, artes plásticas, genealogia, entre outros.

 

Assim, a Secretaria-Geral da Educação e Ciência – consolidando a aposta da Direção de Serviços de Documentação e de Arquivo em divulgar o seu espólio documental e torná-lo acessível a toda a comunidade – procedeu à assinatura de dois convénios de colaboração com entidades externas.

 

- Convénio com o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, que visa a identificação e tratamento da documentação da Escola Secundária Afonso Domingues, sobre experiências inovadoras em educação – Projeto INOVAR – Roteiros da Inovação Pedagógica: Escolas e experiências de referência em Portugal no século XX;

 

- Convénio com a FamilySearch International que visa a digitalização de preservação de toda a documentação histórica com dados genealógicos, no estrito respeito pelos prazos de comunicabilidade da informação histórica e o Regulamento de Proteção de Dados Pessoais.

Com este Convénio, a Secretaria-Geral da Educação e Ciência ficará detentora de mais de um milhão de imagens de documentos históricos, contribuindo para a preservação dos originais em papel, aumentando a oferta de pesquisa e potenciando o acesso aos utilizadores.

 

Presentemente, encontra-se para assinatura um Convénio de Colaboração com o Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, que visa o tratamento e digitalização de todos os processos relativos à censura aplicada à arte dramática em Portugal no século XIX. Neste âmbito, serão descritos e digitalizados os processos do Fundo Conservatório Nacional e Direção-Geral de Educação e Belas Artes – Projeto Teatro proibido e censurado em Portugal no séc. XIX.

 

Os referidos convénios irão permitir o aumento da capacidade de divulgação da informação histórica à guarda da Secretaria-Geral da Educação e Ciência, com recurso a um mínimo de afetação de recursos financeiros próprios, e constituem um importante contributo para a prossecução da sua missão de cidadania e universalidade no acesso à informação pública. 

 

28 Março 2018