Skip to content
Ínicio / Notícias / Exposição nas montras do ME durante o mês de ja...
Notícias

Exposição nas montras do ME durante o mês de janeiro

As montras do edifício do Ministério da Educação, na Avenida 5 de Outubro, em Lisboa, dão as boas-vindas ao Novo Ano de 2016 abrindo o ano, durante o mês de janeiro, com duas exposições repletas de cor, alegria, música e movimento. São elas da responsabilidade do Oceanário de Lisboa e do Museu Nacional da Música (MNM).

 

Oceanário de Lisboa

Oceanário convida comunidade escolar a olhar para os oceanos como fonte de inspiração para a inovação e criatividade

 

O Oceanário de Lisboa participa no programa de dinamização das montras da Secretaria-Geral com o objetivo de divulgar a sua proposta de 30 atividades destinadas ao público escolar, desde o Pré-escolar ao Secundário.

A programação apresentada pretende formar alunos e cidadãos no âmbito da “literacia azul”, reforçando a compreensão e o conhecimento do universo marinho e a responsabilidade da gestão e conservação do património natural que os oceanos representam.

Em 2016, professores e alunos são desafiados a olhar para os oceanos e para o mundo da biologia marinha como fonte de inspiração para criar soluções que garantam a sustentabilidade do planeta e o bem-estar da humanidade. Uma ciência multidisciplinar, o biomimetismo, que foca o desenvolvimento de novas tecnologias através da aplicação de sistemas biológicos em domínios como a robótica, engenharia, arquitetura, design, medicina, entre outros, constitui a base das novas propostas de atividades. Os conteúdos educativos destes ateliers de biomimetismo têm a validação científica do Departamento de Bioengenharia - Instituto Superior Técnico.

“O Programa de Educação recebeu já 750.000 participantes desde 1999. Desenhamos, em exclusivo para o público escolar, atividades que complementam o currículo do sistema educativo e fornecem aos alunos e professores um vasto leque de conteúdos e materiais que exploram a influência dos oceanos sobre o homem e a consciência do nosso impacto sobre os oceanos, através da integração com a matemática, com as artes, com a literatura, com a história, com a economia, para além da biologia e das ciências naturais. Entre 30 programas diferentes, trazemos uma nova perspetiva sobre os oceanos e desafiaremos os alunos a olhar para o mar como fonte de inspiração no sentido de encontrar soluções sustentáveis para os desafios atuais da humanidade e se pudermos, quem sabe, começar a mudar o mundo” refere a Diretora de Educação do Oceanário de Lisboa, Patrícia Filipe.

Para conhecer a nova proposta educativa do Oceanário de Lisboa, consulte Programa de Educação 2015|2016 e www.oceanario.pt.

 

Museu Nacional da Música

Localizado numa estação do Metropolitano de Lisboa, possui uma das mais ricas coleções de instrumentos musicais da Europa, alguns deles classificados como Tesouros Nacionais, como é o caso do Violoncelo Stradivarius Chevillard - Rei de Portugal, do Cravo Antunes, ou do Cravo de Pascal Taskin. O acervo inclui peças do séc. XVI ao séc. XXI, de produção nacional e internacional, de tradição erudita e popular.

Além de instrumentos musicais, os visitantes podem encontrar no museu documentos, fonogramas e iconografia. O Museu Nacional da Música tem também um Centro de Documentação e uma vasta programação de extensão cultural, em que se destacam os concertos, as visitas temáticas e os ateliers.

O Museu encontra-se aberto de segunda-feira a sábado, das 10h00-18h00 (última entrada 17h30). Encerra aos domingos, dia 1 de janeiro, 1.º de maio, 13 de junho e dias 24 e 25 de dezembro.

13 Janeiro 2016