Skip to content
Ínicio / Notícias / Exposições nas Montras do edifício da Secretari...
Notícias

Exposições nas Montras do edifício da Secretaria-Geral da Educação e Ciência durante o mês de setembro

Durante o mês de setembro, as montras do edifício do Secretaria-Geral da Educação e Ciência, na Avenida 5 de Outubro, em Lisboa, acolhem duas exposições da responsabilidade da Polícia de Segurança Pública (PSP) e do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS).

 

Polícia de Segurança Pública

 

A Polícia de Segurança Pública (PSP) é uma força de segurança, uniformizada e armada, com natureza de serviço público e dotada de autonomia administrativa.

Por conseguinte, representa o garante do gozo pleno dos direitos do cidadão, defendendo a segurança interna do país, assente num forte alicerce: a legalidade democrática.

Com uma organização hierárquica a todos os níveis, a PSP baseia-se em quatro pilares essenciais na defesa da sociedade: informação, reação, prevenção e investigação. Interligados, esta força basilar rendibiliza a ação policial nas suas mais diversas áreas de atuação.

Após uma mudança paradigmática do enfoque da sua ação, a PSP sustenta cada vez mais o pilar da prevenção, através de uma aproximação ao cidadão, mais concretamente através do Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade.

Este modelo tem como especial ênfase aproximar a PSP ao público e o público à PSP, permitindo, por sua vez, que se procure o foco de um eventual problema antes de ele mesmo acontecer, procurando, deste modo, prevenir o que poderá suceder ao invés de apenas reagir quando já surgiu.

Com esse intuito, criou-se diversos programas especiais como a Escola Segura, o Comércio Seguro, o Apoio ao Idoso e o Apoio à Vítima.

Realce-se o programa da Escola Segura, um projeto iniciado na década de 90, exatamente através de um protocolo realizado entre o Ministério da Administração Interna e o Ministério da Educação, permitindo que elementos policiais sejam dotados de uma maior formação relativamente aos problemas da delinquência juvenil e que representa nos dias de hoje um auxílio extremamente importante na resolução de problemas nos estabelecimentos de ensino.

 

Instituto Politécnico de Setúbal

 

O Politécnico de Setúbal (IPS) é uma instituição pública de ensino superior com 37 anos de experiência na formação de profissionais de qualidade reconhecida no mercado de trabalho.

Integra cinco Escolas Superiores: Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, Escola Superior de Educação, Escola Superior de Ciências Empresariais, Escola Superior de Saúde  e Escola Superior de Tecnologia do Barreiro, num total de cerca de 5600 estudantes, e dispõe de uma vasta oferta formativa que inclui licenciaturas, mestrados, pós-graduações e cursos de técnico superior profissional nas áreas das engenharias, tecnologias, educação, desporto, comunicação, animação, ciências empresariais e saúde.

O IPS desenvolve um ensino baseado na prática e no saber fazer, preparando os seus estudantes para as exigências do mercado de trabalho, sendo, desde há alguns anos, o segundo politécnico público com maior taxa de empregabilidade dos seus diplomados. A investigação e a relação com as empresas e demais organizações constituem um outro pilar da sua atuação, destacando-se a coordenação de um projeto H2020, com financiamento de 4,3 milhões de euros, na área das energias renováveis, a plataforma IN2SET, interface colaborativo da Península de Setúbal que agrega os principais atores regionais na procura de soluções que promovam a competitividade do território, e os trabalhos na área da aeronáutica, mobilidade sustentável, movimento humano, saúde, logística, construção e educação, numa articulação muito estreita com as empresas e demais organizações.

Paralelamente, existe uma aposta muito vincada no empreendedorismo e na criação de empresas, com a oferta de uma incubadora de negócios que apoia a criação e desenvolvimento de empresas, para além da participação no concurso Polieempreende, projeto que envolve os Politécnicos Portugueses. Este trabalho traduziu-se na atribuição, pela COTEC, dos Prémios Promoção do Empreendedorismo e Valorização e Comercialização de Tecnologia.

A exposição do IPS, patente até 30 de setembro, é composta por cartazes e objetos alusivos aos projetos apresentados na Volta ao Conhecimento - uma iniciativa promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em colaboração com a Volta a Portugal Santander Totta e a RTP - Rádio e Televisão de Portugal, integrada na 78.ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta.

Venha conhecer melhor alguns dos projetos do Politécnico de Setúbal: TESSe2b - Armazenamento inteligente de energia, Mobilidade Elétrica, Simulação em Aeronáutica, Logística, Projeto EduScratch, Inovação em Materiais de Construção, Laboratório de Análise de Movimento Humano do IPS e Vocologia do FADO.

28 Setembro 2016