Skip to content
Ínicio / Notícias / Exposições nas Montras do edifício da Secretari...
Notícias

Exposições nas Montras do edifício da Secretaria-Geral da Educação e Ciência durante o mês de setembro

Estão patentes ao público, durante o mês de setembro, nas montras do edifício da Secretaria-Geral da Educação e Ciência, na Avenida 5 de Outubro, em Lisboa, duas exposições da responsabilidade do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., (IPDJ) que se faz representar através do Museu Nacional do Desporto e da Biblioteca Nacional de Portugal (BNP).

 

 

Museu Nacional do Desporto

 

 

Inaugurado em 2012, ano em que Portugal comemorou os 100 anos de participação nos Jogos Olímpicos, o Museu Nacional do Desporto, situado no Palácio Foz - Praça dos Restauradores, em Lisboa, beneficiou de várias doações que permitem dar a conhecer o legado desportivo nacional - medalhas, taças e equipamentos usados em competições importantes.

 

Em exposição encontram-se artigos que pertenceram a atletas que colocaram o nome de Portugal no panorama desportivo internacional.

 

Parte integrante do Museu é a sua vasta biblioteca dedicada ao desporto, a Biblioteca Nacional do Desporto, e ambos disponibilizam ao público nacional e internacional um acervo significativo sobre a história do desporto em Portugal, tendo também um espaço para exposições temporárias ligadas a esta temática e um serviço educativo de âmbito transversal.

Esta mostra, patente ao público nas montras da Secretaria-Geral da Educação e Ciência, pretende evocar memórias de um passado mais remoto e mais recente, homenageando os atletas nacionais, e destacando também a importância do património desportivo português, aliando assim cultura e desporto.

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

 

A Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) é uma “Porta aberta a todos os que se interessam pela cultura portuguesa”.

Preserva um património documental vasto e muito diversificado, que alcança quase dez séculos de história e cultura da sociedade portuguesa e abrange todos os temas e géneros que cabem num acervo bibliográfico, em contínuo crescimento.

 

Assume-se, para além de uma biblioteca para os leitores, como uma biblioteca com os leitores, enquanto plataforma para a criação e partilha de conhecimento.

 

É nesta perspetiva que agora expõe no edifício da Secretaria-Geral da Educação e Ciência uma seleção das edições da Biblioteca Nacional de Portugal dos anos de 2015 a 2017, bem como divulga as exposições/mostras atualmente patentes na BNP e que são de entrada livre, com destaque para:

 

·         Jazz em Portugal: 100 anos de txim, txim, txim, pó, pó, pó, pó

·         Os Carmelitas no mundo português

·         Enid Blyton : 75 anos de Os Cinco

·         Alexandre Cabral (1917-1996): vida e obra de um resistente

·         Árabes e Islão na literatura e no pensamento português (1826-1935)

·         Cantigas medievais galego-portuguesas: corpus integral profano (2 vol.)

·         Bibliografia das obras impressas em Portugal no século XVII: índices

·         Memorial de ministros: catálogo alfabético dos ministros de letras

·         Os caminhos de Orpheu

·         Horticultura para todos

·         José Coelho Pacheco: o falso semi-heterónimo de Pessoa

 

 

 

20 Setembro 2017