Skip to content
Ínicio / Notícias / Exposições nas Montras do ME durante o mês de j...
Notícias

Exposições nas Montras do ME durante o mês de julho

As montras do edifício do Ministério da Educação, na Avenida 5 de Outubro, em Lisboa, acolhem, durante o mês de julho, exposições da responsabilidade da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH) e da Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional (DGRDN).

 

 

Escola Superior Náutica Infante D. Henrique

 

Um Mar de Oportunidades!

 

 

A Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH), instituição de ensino superior politécnico público, é a única escola nacional de formação marítima, vocacionada para formar oficiais de marinha mercante e de quadros superiores para o setor dos transportes e logística, tendo em vista garantir uma elevada empregabilidade, de acordo com os padrões de exigência impostos a nível nacional pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), a nível europeu pela Diretiva 2008/106/CE e a nível internacional Convenção STCW da Organização Marítima Internacional (IMO).

 

A ENIDH é um centro de criação, difusão e transmissão de cultura, ciência e tecnologia, articulando as suas atividades nos domínios do ensino, da formação profissional, da investigação e da prestação de serviços à comunidade, nacional e internacional, numa perspetiva de valorização do conhecimento técnico, participando em atividades de ligação à sociedade, designadamente de difusão e transferência de conhecimentos.

 

Aproveite a exposição nas montras do Ministério da Educação para descobrir Um Mar de Oportunidades.

 

 

 

Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional

 

A DGRDN tem por missão conceber, desenvolver, coordenar e executar as políticas de recursos humanos, armamento, equipamentos, património e infraestruturas necessários à defesa nacional.

 

De entre as suas inúmeras atribuições, destacam-se as seguintes:

 

·         Exercer as competências de órgão central de recrutamento e divulgação, planeando, dirigindo e coordenando os processos estruturantes da profissionalização do serviço militar, nos termos da Lei do Serviço Militar, respetivo regulamento e demais legislação complementar;

·         Planear, dirigir e coordenar as atividades relativas ao recenseamento militar e ao Dia da Defesa Nacional;

·         Estudar, propor e monitorizar a execução de medidas de política de ensino, investigação e desenvolvimento e inovação, formação e qualificação profissional, assegurando a devida articulação com os sistemas nacionais;

 

O DDN (Dia da Defesa Nacional) visa sensibilizar os jovens para a temática da defesa nacional e divulgar o papel das Forças Armadas e decorre nos CDDN (Centros de Divulgação do Dia da Defesa Nacional), sedeados em unidades militares dos três ramos das Forças Armadas. Durante o Dia da Defesa Nacional é desenvolvido um conjunto de atividades destinadas a sensibilizar os jovens para a importância da Defesa Nacional e para o papel e missão das Forças Armadas Portuguesas.

 

 

 

A comparência ao Dia da Defesa Nacional é um dever militar para todos os cidadãos portugueses, de ambos os sexos, que completam 18 anos de idade, conforme previsto na Lei do Serviço Militar e respetivo Regulamento.

 

 

 

14 Julho 2016