Skip to content

Boletim Informativo - Edições

logo SGEC
Centro de Informação e Relações Públicas - CIREP

Boletim Informativo n.º 104 — 02/08/2017

Boletim Informativo: 
N.º Boletim: 
104
Data: 
Quarta, Agosto 2, 2017
Publicado em Diário da República: 
Corpo: 
Assembleia da República 
Recomenda ao Governo a uniformização da aplicação do regime especial de aposentação para educadores de infância e professores do 1.º ciclo do ensino básico do ensino público em regime de monodocência que concluíram o magistério primário e de educação de infância em 1975 e 1976.
Corpo: 
Assembleia da República 
Recomenda ao Governo a adoção de medidas para combater o insucesso e o abandono escolar no ensino superior.
Corpo: 
Educação e Entidades de Utilidade Pública Desportiva - Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P., Federação Académica do Desporto Universitário e Universidade de Coimbra 
Contrato-programa de desenvolvimento desportivo CP/159/DDF/2017, celebrado entre o Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P., a Federação Académica do Desporto Universitário e a Universidade de Coimbra - Eventos Desportivos Internacionais.
Diplomas para Publicação em Diário da República: 
Título: 
Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Corpo: 

- Despacho - Homologa a eleição do Reitor da Universidade da Beira Interior.

Título: 
Gabinetes do Ministro da Educação e da Secretária de Estado da Administração e Emprego Público
Corpo: 

- Despacho - Designação de vogais e peritos para a Estatutos da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública.

Informações Gerais: 
Corpo: 
Com o objetivo de estimular pais e educadores para a adoção de procedimentos e de comportamentos que ajudem a diminuir os riscos de acidentes nas piscinas e a promover a segurança nestes espaços, a Direção-Geral do Consumidor publicou a brochura “Brincar e nadar em segurança”, bem como um conjunto de flyers em formato eletrónico, alertando para a importância da vigilância das crianças na prevenção de acidentes. 
 
“Brincar e nadar em segurança” divulga também a norma portuguesa sobre requisitos de segurança de vedações e acessos às piscinas e os flyers, redigidos nas línguas portuguesa e inglesa, podem ser impressos e divulgados por todos os interessados de forma conseguir-se a maior sensibilização possível, objetivo essencial dado a premência deste tema.
 
A publicação e os flyers, estão disponíveis na página da Direção-Geral da Educação (DGE) e no Portal do consumidor.
Título: 
Corpo: 
O Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra convidou cientistas do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (III UC) para passarem um fim de tarde com o público em conversas informais acompanhadas de cerveja artesanal: Science Beer Talks!
 
Pontos nos iii é o programa do Exploratório de conversas sobre ciência que pretende aproximar os investigadores do público de uma forma informal e descontraída.
 
Na próxima sessão, dia 9 de agosto às 18h30, fala-se de botânica, de português e de latim! Debatem-se os nomes das flores, das árvores e das plantas. Tenta-se perceber o nome que os cientistas dão às plantas e desmistificar os regionalismos encontrados na forma como as plantas são chamadas pelas populações.
Uma conversa sobre o mundo da botânica ao sabor de uma cerveja artesanal bem fresquinha!

Qualquer cidadão pode fazer a inscrição para receber o Boletim Informativo, ou solicitar a anulação da mesma.
Estão disponíveis as edições anteriores aqui.

Ficha Técnica:

Edição - CIREP
Coordenação - Sandra Caiado 

Gestão de conteúdos - Ana Afonso; Ana Furão; Ana Nascimento; Ana Pimentel; Carolina Lopes; Cristina Magro; Márcia Leal; Vasco Carvalho
Colaboração - Anabela Cubal; Raquel Colaço

Av. 24 de julho, n.º 148
1350-346 Lisboa

 

Telef.: +351 21 781 16 90