Skip to content

Boletim Informativo - Edições

logo SGEC
Centro de Informação e Relações Públicas - CIREP

Boletim Informativo n.º 177 — 06/12/2017

Boletim Informativo: 
N.º Boletim: 
177
Data: 
Quarta, Dezembro 6, 2017
Publicado em Diário da República: 
Corpo: 
Negócios Estrangeiros e Educação - Gabinetes do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas e da Secretária de Estado Adjunta e da Educação 
Nomeação para o cargo de coordenadora da estrutura de coordenação da Suíça.
Corpo: 
Presidência e da Modernização Administrativa 
Aprova a orgânica do Centro de Competências Jurídicas do Estado.
Corpo: 
Educação - Conselho das Escolas 
Substituição de membro do Conselho das Escolas.
Diplomas para Publicação em Diário da República: 
Título: 
Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Corpo: 

- Despacho - Homologa a eleição do reitor da Universidade do Algarve.

Título: 
Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Educação
Corpo: 

- Despacho - Cria o plano integrado de controlo da qualidade e quantidade das refeições servidas nos estabelecimentos públicos de ensino.

Informações Gerais: 
Corpo: 

Encontra-se a decorrer, até ao dia 11 de fevereiro de 2018, o prazo para candidatura ao concurso “Prémios Pilar Moreno”, subordinado ao tema “Uma Viagem a Espanha”.

O concurso tem como objetivos incrementar as relações culturais entre Portugal e Espanha, apoiar o ensino da língua e da cultura espanholas nos estabelecimentos de ensino portugueses e promover a aprendizagem de línguas, contribuindo para a construção do conceito de cidadania europeia.

Podem concorrer os alunos que estudem espanhol nos ensinos básico, secundário e profissional no ano letivo de 2017/2018, e os trabalhos a apresentar aos concursos de cartaz e de vídeo devem ser realizados com a colaboração dos seus professores .

Os alunos podem concorrer a uma ou a ambas as tipologias de trabalhos, sendo os prémios pecuniários, acrescidos do financiamento de uma viagem a Espanha.

Corpo: 

O Departamento de Matemática do CED Jacob Rodrigues Pereira da Casa Pia de Lisboa-I.P., promove no dia 12 de janeiro de 2018 um Encontro cujo tema é “A comunicação matemática no processo de ensino e aprendizagem do aluno surdo”.

O evento pretende promover a partilha de experiências, a divulgação de materiais pedagógicos construídos no âmbito do Projeto de Incentivo à Matemática para alunos surdos.

A problemática do ensino da matemática a alunos surdos é um tema que merece reflexão devido à dificuldade na apreensão e hierarquização de conceitos matemáticos, quando a língua natural não possui gestos suficientes para a maioria dos termos. 

As inscrições decorrem até ao dia 15 de dezembro.

Qualquer cidadão pode fazer a inscrição para receber o Boletim Informativo, ou solicitar a anulação da mesma.
Estão disponíveis as edições anteriores aqui.

Ficha Técnica:

Edição - CIREP
Coordenação - Sandra Caiado 

Gestão de conteúdos - Ana Afonso; Ana Furão; Ana Nascimento; Ana Pimentel; Carolina Lopes; Cristina Magro; Márcia Leal; Vasco Carvalho
Colaboração - Anabela Cubal; Raquel Colaço

Av. 24 de julho, n.º 148
1350-346 Lisboa

 

Telef.: +351 21 781 16 90