Skip to content

Boletim Informativo - Edições

logo SGEC
Centro de Informação e Relações Públicas - CIREP

Boletim Informativo n.º 127 — 08/09/2017

Boletim Informativo: 
N.º Boletim: 
127
Data: 
Sexta, Setembro 8, 2017
Publicado em Diário da República: 
Corpo: 
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Direção-Geral do Ensino Superior 
Regista a criação do curso técnico superior profissional de Serviços Jurídicos da Escola Superior de Ciências Sociais, Educação e Desporto do Instituto Politécnico da Maia.
Corpo: 
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Direção-Geral do Ensino Superior 
Regista a criação do curso técnico superior profissional de Redes e Sistemas Informáticos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico da Maia.
Corpo: 
Educação e Autarquias Locais - Gabinete do Ministro da Educação e Município da Batalha 
Acordo de Colaboração para a Requalificação e Modernização das Instalações da Escola Básica e Secundária da Batalha.
Corpo: 
Educação e Autarquias Locais - Gabinete do Ministro da Educação e Município da Maia 
Acordo de colaboração entre o Ministério da Educação e o Município da Maia, para a realização de obras de requalificação e modernização das instalações do estabelecimento escolar do concelho da Maia: Escola Básica de Gueifães, na Maia.
Corpo: 
Educação e Autarquias Locais - Gabinete do Ministro da Educação e Município da Maia 
Acordo de colaboração entre o Ministério da Educação e o Município da Maia, para a realização de obras de requalificação e modernização das instalações do estabelecimento escolar do concelho da Maia - Escola Básica Gonçalo Mendes da Maia, em Vermoim.
Corpo: 
Educação e Autarquias Locais - Gabinete do Ministro da Educação e Município da Maia 
Acordo de colaboração celebrado entre o Ministério da Educação e o Município da Maia, para a realização de obras de requalificação e modernização das instalações do estabelecimento escolar do concelho da Maia: Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho, em Moreira da Maia.
Informações Gerais: 
Corpo: 
Em Portugal, o projeto europeu LINK - Learning in a New Key: Engaging Vulnerable Young People in Education foi desenvolvido pelo CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade do Porto e realiza no dia 14 de setembro o seu seminário final.
 
Este evento pretende proporcionar momentos de discussão entre comunidades e atores sociais que desenvolvem trabalho artístico socioeducativo, nas áreas das artes visuais, da música e da literatura. O teatro está em destaque no trabalho da equipa portuguesa, pela natureza da instituição parceira - a Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos.
 
A inscrição é gratuita, mas obrigatória.
Corpo: 
A Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE), em parceria com o Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa) e com a Secretaria Regional de Educação (SRE), organiza a II Conferência Internacional em Educação Comparada, subordinada ao tema: “O Professor do Século XXI em Perspetiva Comparada: Transformações e Desafios para a construção de sociedades sustentáveis”, a realizar-se no Funchal de 29 a 31 de janeiro de 2018.
 
As inscrições estão a decorrer e o prazo para submissão de comunicações termina no dia 30 de setembro.
 
Se desejar que o seu trabalho seja publicado nas atas do CIEC2018 e não puder participar presencialmente na conferência CIEC2018, poderá registar-se para uma “comunicação virtual”.
Corpo: 
O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, privado e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa.
 
O programa culmina com a realização anual de duas Sessões Nacionais na Assembleia da República: uma Sessão destinada aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico; e outra Sessão destinada aos alunos do ensino secundário.
 
O tema em debate para o ano letivo de 2017/2018 comum às duas edições (ensinos básico e secundário) é “Igualdade de Género”.
 
As inscrições das escolas decorrem até ao dia 20 de outubro.

Qualquer cidadão pode fazer a inscrição para receber o Boletim Informativo, ou solicitar a anulação da mesma.
Estão disponíveis as edições anteriores aqui.

Ficha Técnica:

Edição - CIREP
Coordenação - Sandra Caiado 

Gestão de conteúdos - Ana Afonso; Ana Furão; Ana Nascimento; Ana Pimentel; Carolina Lopes; Cristina Magro; Márcia Leal; Vasco Carvalho
Colaboração - Anabela Cubal; Raquel Colaço

Av. 24 de julho, n.º 148
1350-346 Lisboa

 

Telef.: +351 21 781 16 90