Skip to content

Boletim Informativo - Edições

logo SGEC
Centro de Informação e Relações Públicas - CIREP

Boletim Informativo n.º 5 — 10/01/2018

Boletim Informativo: 
N.º Boletim: 
5
Data: 
Quarta, Janeiro 10, 2018
Publicado em Diário da República: 
Corpo: 
Finanças 
Estabelece o Sistema de Incentivos à Eficiência da Despesa Pública (SIEF).
Corpo: 
Finanças e Educação - Gabinetes dos Secretários de Estado do Orçamento e da Juventude e do Desporto
Autoriza o Conselho Diretivo do Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P., a realizar a despesa relativa à aquisição de serviços de seguros para praticantes desportivos de alto rendimento.
Diplomas para Publicação em Diário da República: 
Título: 
Gabinete do Ministro da Educação
Corpo: 
— Portaria – Fixa os montantes do subsídio anual por aluno concedido ao abrigo de contratos simples e de desenvolvimento celebrados entre o Estado e os estabelecimentos de ensino particular e cooperativo.
Informações Gerais: 
Corpo: 

O Ministério da Educação, em colaboração com a Federação Nacional de Associações de Estudantes dos Ensinos Básico e Secundário, desafia todas as escolas a participarem, no dia 15 de janeiro de 2018, num amplo debate nacional com o objetivo de refletir sobre como organizar a escola e o ensino, com vista à concretização do Perfil dos Alunos no Final da Escolaridade Obrigatória.

Neste dia 15 de janeiro realizar-se-á uma Conferência Nacional em Lisboa e, em simultâneo, as escolas associam-se localmente, num movimento que se pretende de âmbito nacional.

A ideia é que, por um dia, as escolas suspendam a sua rotina diária e possam acompanhar a Conferência Nacional, em direto, via internet, organizar Conferências Locais e desenvolver outras atividades, de forma a promover o conhecimento do Perfil do Aluno por todos aqueles que têm intervenção na educação dos jovens portugueses.

Corpo: 

As Palestras “Escola - Mundo do Trabalho: Inclusão, Trajetórias e Transições” destinam-se a docentes de todos os grupos de recrutamento, psicólogos escolares e todos os interessados nestas temáticas, e estão certificadas pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua e pela Direção-Geral da Administração Escolar (0,5 Crédito - 12 horas).

Os objetivos são, entre outros: discutir princípios e práticas epistemológicas, educativas e sociais que iluminam as transições Escola-mundo trabalho; contribuir para a construção de ferramentas pedagógicas úteis à boa operacionalização dos ideais que configuram as transições Escola-mundo do trabalho; capacitar professores, psicólogos escolares e outros agentes educativos e sociais para responder adequadamente aos desafios epistemológicos e socioeducativos que configuram as transições Escola-mundo do trabalho.

As Palestras realizam-se no Centro de Formação de Escolas António Sérgio, em Lisboa, nos dias 12 e 13 de janeiro.

Qualquer cidadão pode fazer a inscrição para receber o Boletim Informativo, ou solicitar a anulação da mesma.
Estão disponíveis as edições anteriores aqui.

Ficha Técnica:

Edição - CIREP
Coordenação - Sandra Caiado 

Gestão de conteúdos - Ana Afonso; Ana Furão; Ana Nascimento; Ana Pimentel; Carolina Lopes; Cristina Magro; Márcia Leal; Vasco Carvalho
Colaboração - Anabela Cubal; Raquel Colaço

Av. 24 de julho, n.º 148
1350-346 Lisboa

 

Telef.: +351 21 781 16 90