Skip to content

Boletim Informativo - Edições

logo SGEC
Centro de Informação e Relações Públicas - CIREP

Boletim Informativo n.º 113 — 17/08/2017

Boletim Informativo: 
N.º Boletim: 
113
Data: 
Quinta, Agosto 17, 2017
Publicado em Diário da República: 
Corpo: 
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior 
Divulga alterações de elencos de provas de ingresso para as candidaturas de 2018, 2019, 2020.
Corpo: 
Educação - Direção-Geral da Administração Escolar 
Delegação de competências nos diretores dos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas para a realização de procedimento concursal comum.
Corpo: 
Educação e Autarquias Locais - Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Educação e Município de Tabuaço 
Acordo de Colaboração outorgado entre o Ministério da Educação e o Município de Tabuaço.
Informações Gerais: 
Corpo: 
Uma animação teatralizada dá a conhecer aos mais novos uma obra-prima da pintura portuguesa do Renascimento, o Retábulo do Convento de Jesus, exposto na Galeria Municipal do Banco de Portugal, em Setúbal.
 
A atividade “…Aqui há tesouros!, a decorrer durante o ano letivo, inclui duas personagens, o mestre Jorge Afonso e a rainha D. Leonor.
Enquanto fala, o mestre-pintor aponta para os 14 painéis que integram o Retábulo-Mor da Igreja Convento de Jesus, datados de 1517/19 a 1530.
 
Os participantes na atividade “…Aqui há tesouros!” ficam a conhecer, de uma forma informal e lúdica, o processo que levou à criação desta obra de arte, a qual pertence ao espólio do Museu de Setúbal/Convento de Jesus, bem como aspetos associados à produção das tintas, ao aparecimento da pintura a óleo e à organização das oficinas de artes plásticas, que incluíam mestre, praticantes e aprendizes.
 
Estas animações na Galeria Municipal do Banco de Portugal em Setúbal, dirigidas aos jardins de infância e às escolas do 1.º ciclo, com sessões às 11h00 e às 15h00, e com a duração aproximada de uma hora, incluem ainda dança ao som de música renascentista.
Corpo: 
A Conferência VCW’17, subordinada à temática da Inovação e Ciência para o Impacto Social, dará visibilidade a projetos e instituições nacionais com intervenção nesse âmbito, promovendo um debate sobre esta temática, cada vez mais transversal a todas as organizações e que mobiliza cada vez mais pessoas e recursos.
 
Discutindo temas relacionados com o Ensino e a Cooperação, o Empreendedorismo, as Organizações e o Financiamento de Projetos Sociais, a Conferência será ponto de encontro para profissionais e interessados no tema.
 
Complementarmente à Conferência, em data a anunciar, será realizado um Workshop sobre as especificidades e vantagens da aplicação da VCW em projetos de Impacto Social.
 
Esta conferência é gratuita e terá lugar no Grande Auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, no dia 9 de outubro, entre as 8.45h e as 14.00h.
 

Qualquer cidadão pode fazer a inscrição para receber o Boletim Informativo, ou solicitar a anulação da mesma.
Estão disponíveis as edições anteriores aqui.

Ficha Técnica:

Edição - CIREP
Coordenação - Sandra Caiado 

Gestão de conteúdos - Ana Afonso; Ana Furão; Ana Nascimento; Ana Pimentel; Carolina Lopes; Cristina Magro; Márcia Leal; Vasco Carvalho
Colaboração - Anabela Cubal; Raquel Colaço

Av. 24 de julho, n.º 148
1350-346 Lisboa

 

Telef.: +351 21 781 16 90