Skip to content

Boletim Informativo - Edições

logo SGEC
Centro de Informação e Relações Públicas - CIREP

Boletim Informativo n.º 120 — 30/08/2017

Boletim Informativo: 
N.º Boletim: 
120
Data: 
Terça, Agosto 29, 2017
Publicado em Diário da República: 
Corpo: 
Presidência e da Modernização Administrativa 
Revê o modelo de gestão das Lojas de Cidadão e Espaços Cidadão, procedendo à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 74/2014, de 13 de maio.
Corpo: 
Trabalho, Solidariedade e Segurança Social 
Regula a recolha, publicação e divulgação da informação estatística sobre acidentes de trabalho.
Informações Gerais: 
Corpo: 
O Guia Europeu para as Escolas foi desenvolvido em 2015 pelo Grupo de Trabalho sobre Políticas de Escola e por especialistas em abandono escolar precoce de todos os países da UE, e oferece ideias concretas para melhorar a colaboração dentro, entre e além escolas, com vista a permitir que todas as crianças e jovens sejam bem sucedidos na escola, sendo continuamente atualizado, alargado e traduzido.
 
Diretores, professores, pais e outras pessoas envolvidas nos diferentes aspetos da vida escolar podem encontrar neste guia informações úteis, exemplos de medidas e material de recurso para inspirar os seus esforços em assegurar uma educação escolar e pré-escolar eficaz e de elevada qualidade. O objetivo do Guia é dar apoio à partilha e experiência entre profissionais do ensino e decisores políticos.
 
Os recursos disponíveis neste Guia estão organizados em torno de cinco áreas temáticas interligadas, por sua vez divididas em várias subáreas, que contêm exemplos de ações específicas ao nível de escola, e qualquer pessoa interessada nas áreas temáticas está convidada a comparar, comentar e sugerir novos exemplos ou recursos para adicionar ao Guia, que serão avaliados pelo Conselho Editorial.
Corpo: 
A cultura portuguesa no século XVI conheceu o mundo. Muitas são as obras escritas por portugueses – de grandes livros a pequenos textos, passando por poemas isolados – que foram impressas além-fronteiras. Umas acompanharam a diáspora dos seus autores, outras foram aí produzidas por razões económicas ou por interesse dos locais nos escritos desses portugueses – uns vivos, outros mortos.
 
Mas quantos, onde, quando, de quem, por quem e para quem? Que temas abordavam e que línguas foram utilizadas?
 
Nesta mostra com entrada livre, patente ao público na Biblioteca Nacional de Portugal até ao dia 21 de setembro, apresenta-se uma seleção do que foi produzido durante as duas primeiras décadas do século XVI.

Qualquer cidadão pode fazer a inscrição para receber o Boletim Informativo, ou solicitar a anulação da mesma.
Estão disponíveis as edições anteriores aqui.

Ficha Técnica:

Edição - CIREP
Coordenação - Sandra Caiado 

Gestão de conteúdos - Ana Afonso; Ana Furão; Ana Nascimento; Ana Pimentel; Carolina Lopes; Cristina Magro; Márcia Leal; Vasco Carvalho
Colaboração - Anabela Cubal; Raquel Colaço

Av. 24 de julho, n.º 148
1350-346 Lisboa

 

Telef.: +351 21 781 16 90