Skip to content
Ínicio / Notícias / 2.ª edição do curso MOOC “O Essencial da Ges...
Notícias

2.ª edição do curso MOOC “O Essencial da Gestão de Dados de Investigação”

A Secretaria Geral da Educação e Ciência (SGEC) dispõe de cursos on-line gratuitos, em formato MOOC (Massive Open On-line Courses), dirigidos aos profissionais da educação e ciência e ao cidadão, na Plataforma NAU – ensino e Formação a Distância para grandes audiências. Esta plataforma é uma iniciativa transversal a diversas áreas governativas.

Em cada curso, após inscrição prévia nesta plataforma, os interessados poderão encontrar vídeos, atividades interativas e materiais de apoio, com vista à compreensão dos conteúdos.

No sentido de promover a qualidade na produção destes cursos, a SGEC pretende estabelecer protocolos de colaboração com instituições de ensino superior e diferentes ordens profissionais bem como solicitar a colaboração de outras entidades que atuam nas áreas da ciência, tecnologia e ensino superior e da educação.

A SGEC, com estes MOOC´s, está comprometida em alcançar uma melhor formação profissional para todos, apostando na formação contínua, que está integrada na gestão da ciência e da educação sustentável, na gestão dos recursos humanos, na modernização administrativa e no investimento continuado no desenvolvimento do capital e potencial dos trabalhadores da SGEC, mas também da administração pública, pois a sua qualidade é determinante para o sucesso da nova gestão pública.

O apoio à aprendizagem num MOOC assenta na comunidade de aprendizagem, através da colaboração, do diálogo, do feedback dos pares e do envolvimento ativos dos participantes no processo de aprendizagem. Embora exista um espaço central para o curso, onde toda a informação relevante é fornecida (conteúdos, recursos, programação, instruções, etc.), a maior parte da interação, comunicação e trabalho devem beneficiar duma perspetiva de aprendizagem em rede, na qual os participantes usam os seus próprios ambientes pessoais de aprendizagem, para publicar os seus artefactos e para se envolverem na conversa com outros participantes.

No seguimento da oferta formativa levada a cabo pela SGEC, iniciamos a divulgação da 2.ª edição do curso MOOC  “O Essencial da Gestão de Dados de Investigação”, sob a coordenação científica da Universidade do Minho, cuja abertura se prevê para o próximo dia 26 de outubro, e integra-se na execução da estratégia nacional de informação e formação para a Ciência Aberta, que procura responder a várias necessidades de capacitação existentes, particularmente no que respeita à gestão de dados de investigação.

Este MOOC pretende dar resposta a essa lacuna focando-se na gestão de dados de investigação em contexto de ciência aberta, de onde se destacam os componentes essenciais para uma compreensão ampla e funcional dos processos associados à gestão de dados adequada ao longo do ciclo de vida da investigação.

Convidamo-lo(a) a visitar o projeto NAU neste endereço: https://www.nau.edu.pt/  e a inscrever-se no curso, a partir desta data, no seguinte link:

https://www.nau.edu.pt/curso/o-essencial-da-gestao-de-dados-de-investigacao/

23 Outubro 2020