Skip to content
Ínicio / Notícias / Dia “ Internacional pela Eliminação da Violên...
Notícias

Dia “ Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres” - 25 de novembro

A violência contra mulheres e meninas é uma violação generalizada e devastadora dos Direitos Humanos que ocorre em todo o mundo. A Organização Mundial de Saúde estima que um terço das mulheres e meninas, em todo o mundo, sofrem violência em algum momento de suas vidas. Este tipo de violência permanece em grande parte sem denúncia devido ao estigma e à vergonha que o cerca. Como resultado, muitos perpetradores permanecem impunes.

A Comissão Europeia e o Alto Representante / Vice-Presidente, Josep Borrell, emitiram a seguinte declaração:

A violência contra mulheres e meninas é uma violação dos direitos humanos e não tem lugar na União Europeia, nem em qualquer outra parte do mundo.

A dimensão do problema continua a ser alarmante: uma em cada três mulheres na União Europeia foi vítima de violência física e / ou sexual. A violência contra as mulheres existe em todos os países, culturas e comunidades. A pandemia COVID-19 mostrou mais uma vez que para algumas mulheres nem mesmo a sua casa é um lugar seguro…o<s números mostram que a violência contra mulheres e crianças aumentou desde o início das medidas de bloqueio da COVID-19. Alguns Estados-Membros introduziram medidas de resposta sensíveis ao género, como mecanismos especiais de alerta nas farmácias, para proteger as mulheres e as crianças de todas as formas de violência. Instamos todos os Estados Membros a desenvolver e implementar tais medidas."

 

Para mais informações:

https://ec.europa.eu/commission/presscorner/detail/en/STATEMENT_20_2167

 

26 Novembro 2020