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Educação define prioridades da Rede de Bibliotecas Escolares para o ano letivo 2020/2021

No âmbito dos trabalhos de preparação do ano letivo 2020/2021, o Ministério da Educação definiu as prioridades de atuação das Bibliotecas Escolares.

No presente ano letivo, face à conjuntura, revelou-se necessário ajudar as bibliotecas a redefinirem linhas de atuação, ajustando a sua ação e o apoio prestado às necessidades.
Assim, para 2020/2021, são definidas as seguintes prioridades:

1. Trabalhar de forma colaborativa com os docentes, implementando em equipa atividades que contribuam para garantir as aprendizagens essenciais e as diferentes dimensões da aprendizagem, com vista ao desenvolvimento das competências previstas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória. Recorrer a metodologias ativas, considerando temas da atualidade, dando voz aos alunos e contribuindo para desenvolver capacidade crítica e interventiva;

2. Desenhar e implementar programas para capacitar os alunos para lidar com a informação (encontrar, validar, selecionar, usar), respeitando os direitos de autor. Propor atividades que, de forma sistemática, contribuam para empoderar os alunos, enquanto consumidores e produtores de media, tornando-os aptos a interagirem com os diferentes ambientes mediáticos, de forma informada, crítica e ética;

3. Desenhar, em colaboração com as várias estruturas da escola, propostas de trabalho que se constituam como respostas para reduzir as desigualdades e colmatar o efeito das aprendizagens não realizadas, visando a promoção da igualdade e equidade;

4. Continuar a desenvolver, de forma articulada e contínua, ações de promoção das competências e hábitos de leitura e escrita em diferentes formatos e modalidades. Assegurar que, ainda que venha a ser necessário um regime misto ou não presencial, essas ações não sejam descuradas, adaptando-se as práticas aos diferentes cenários de aprendizagem, mas mantendo-se o foco e a sistematicidade;

5. Promover a valorização do património (local e global), estimular a criatividade e constituir-se como agente transformador, capaz de desenvolver o gosto por diferentes manifestações culturais e criativas, enquanto marca distintiva da humanidade;

6. Apoiar a comunidade educativa, definindo e divulgando modos de concretização desse apoio e formando alunos, professores e agentes educativos para um acesso eficaz aos recursos (físicos e digitais), disponibilizados pela biblioteca e/ou por outras instituições; formar para o uso de ferramentas tecnológicas potenciadoras desse acesso;

7. Definir, implementar e consolidar a identidade digital, elaborando e implementando um plano que priorize o que se considera relevante: os canais a utilizar, bem como os serviços a prestar;

8. Atualizar e melhorar o tratamento técnico dos documentos disponibilizados pela biblioteca; pesquisar, localizar, avaliar, selecionar e partilhar conteúdos digitais relevantes para os diferentes públicos.

Estas prioridades pressupõe que as Bibliotecas Escolares articulem o seu trabalho com toda a escola, assumindo um papel significativo enquanto instrumento de promoção de melhores aprendizagens.

Para a sua concretização, são disponibilizados no portal RBE documentos orientadores e recursos de apoio. Continuará a ser efetuado acompanhamento de proximidade, bem como formação formal e informal nestas áreas.
 
 
 
 
Fonte: Portal do Governo
07 Agosto 2020