Skip to content
Ínicio / Notícias / Inauguração de exposição de homenagem ao Conde...
Notícias

Inauguração de exposição de homenagem ao Conde do Farrobo

                                                                                                                        

A Exposição “Il Fanatico per la Musica: o Conde do Farrobo e o Teatro das Laranjeiras” foi inaugurada dia 16 de dezembro, às 17 horas, no Teatro Thalia, em Lisboa, na presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato e do Secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira, tendo como anfitrião o Secretário-Geral da Educação e Ciência, Raul Capaz Coelho.

 

A exposição assinala os 200 anos da construção do Teatro Thalia, fundado por Joaquim Pedro Quintela, Conde do Farrobo, e reúne 70 peças, muitas delas trazidas a público pela primeira vez, incluídas no acervo de diversos museus e bibliotecas nacionais e de coleções particulares, nomeadamente dos descendentes da família Quintela. A mostra estará patente no recinto do teatro, cuja recuperação ficou concluída em 2012 graças ao projeto do arquiteto Gonçalo Byrne, em associação com os arquitetos Diogo Lopes e Patrícia Barbas.

 

Trata-se de uma iniciativa que pretende homenagear a importância do Conde do Farrobo para a história política, musical e artística da primeira metade do século XIX em Lisboa, assinalando ainda as comemorações da Revolução de 1820 e da aprovação da Primeira Constituição Portuguesa, em 1822.

 

Comissariada por Fernando António Baptista Pereira, museólogo e Presidente da Faculdade de Belas Artes, e José Norton, biógrafo de Joaquim Pedro Quintela, a exposição estará patente no Teatro Thalia até 31 de março de 2023 e revela, em quatro núcleos as várias facetas do Conde do Farrobo: a família, o casamento, o amor às artes e o seu papel na sociedade, na política e na economia.   

 

A exposição é organizada pela Secretaria-Geral da Educação e Ciência, em colaboração com a Faculdade de Belas-Artes, a Escola António Arroio, o Museu Nacional de Arte Antiga, o Teatro Nacional de S. Carlos e diversos parceiros.

 

Fonte: Site Oficial de Informação da Presidência da República Portuguesa

19 Dezembro 2022