Skip to content
Ínicio / Notícias / Jornada de apresentação para os assistentes de p...
Notícias

Jornada de apresentação para os assistentes de português em França

                                                                                                                            

Foi com entusiasmo que a Secretaria-Geral da Educação e Ciência, em colaboração como Lycée Charles Lepierre de Lisboa e o Institut Français du Portugal, retomou, no passado dia 22 de setembro, os habituais encontros com os assistentes portugueses, previamente à partida para França. Este regresso era aguardado com expectativa e o momento revestiu-se de particular importância e significado, com a presença dos interlocutores e sem as limitações decorrentes da pandemia da COVID-19.

 

O programa deste encontro centrou-se na preparação da dos assistentes que foram selecionados no âmbito do Programa de assistentes de Portugueses em França e na apresentação do sistema educativo francês, sendo ainda debatido o papel do assistente.

 

Para além da dinâmica de troca de ideias e de esclarecimento de dúvidas, foram transmitidos vídeos criados para o efeito com testemunhos de antigos assistentes.

 

Por fim foi lançado aos presentes um desafio, através de uma aplicação interativa, com o intuito de apurar e representar, através de uma nuvem, as expectativas de cada um no que diz respeito a este Programa.

 

Nos resultados, visíveis na imagem apresentada, salientam-se as palavras partilha, liberdade e desafio, que exprimem claramente o que os jovens estudantes portugueses procuram, nesta edição de 2022-2023, no Programa de Assistentes de Português em França.

 

Desejamos a este grupo as melhores aventuras e os mais interessantes desafios durante este ano letivo!

 

         

30 Setembro 2022