Ínicio / Notícias / Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior...
Notícias
26 Janeiro 2021

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior em conferência sobre o futuro da robótica

A conferência "What future for European Robotics? A Science for Policy Conference" realiza-se online, de quarta a sexta-feira, de 27 a 29 de janeiro, e conta com a participação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), Manuel Heitor, na sessão de abertura, na quarta-feira, pelas 14 horas (hora de Lisboa).
 
Durante a sua intervenção o MCTES focar-se-á nas prioridades da Presidência portuguesa da União Europeia, designadamente em aspetos relevantes no contexto atual e no espaço europeu do setor da Robótica nomeadamente:
 
1. a necessidade de estimular a relação entre a ciência e o desenvolvimento tecnológico e a criação de emprego qualificado, designadamente na área da automação e crescente robotização de serviços e indústrias, que deve ser um dos aspetos mais relevantes da articulação dos Fundos Europeus para os próximos anos (incluindo o Programa Horizonte Europa e os programas nacionais de recuperação e resiliência);
 
2. a necessidade de estimular plataformas de colaboração em ciência e desenvolvimento tecnológico, incluindo empresas e centros de interface, de forma a melhor explorar novos horizontes e fronteiras do conhecimento, designadamente no contexto da dupla transformação digital e climática em toda a Europa;
 
3. a necessidade de fomentar carreiras de investigação nos setores público e privado em toda a Europa.
 
Promovida pelo Joint Research Centre (JRC), a conferência "What future for European Robotics?" pretende promover a reflexão acerca da evolução do setor da Robótica e o seu impacto no crescimento económico e na recuperação das economias europeias num cenário de pandemia e de pós-COVID-19.
 
Será um debate focado no carácter tecnológico, económico e social da Robótica envolvendo diversos especialistas e organizado pelo JRC.
 
 
Fonte: Portal do Governo