Ínicio / Notícias / Parceria - Secretaria Geral da Educação e Ciênc...
Notícias
04 Março 2019

Parceria - Secretaria Geral da Educação e Ciência / Projeto NAU

A Secretaria Geral da Educação e Ciência (SGEC) dispõe de cursos on-line gratuitos, em formato MOOC (Massive Open On-line Courses) dirigidos aos profissionais da educação e ciência e ao cidadão, na Plataforma NAU – ensino e Formação a Distancia para grandes audiências. Esta plataforma é uma iniciativa transversal a diversas áreas governativas .

Em cada curso, após inscrição prévia nesta plataforma, o cidadão, os profissionais da educação e ciência poderão encontrar vídeos, atividades interativas, perguntas, materiais de apoio na compreensão dos conteúdos.

No sentido de promover a Qualidade na produção destes cursos, a SGEC pretende estabelecer Protocolos de Colaboração com as universidades e diferentes ordens profissionais bem como solicitar a colaboração de outras entidades que atuam na área da educação e ciência.

No final de cada curso, os formandos poderão receber um certificado de participação ou de aproveitamento.

A SGEC, com estes MOOC´s, está comprometida em alcançar uma melhor formação profissional para todos, apostando na formação contínua, que está integrada na gestão da ciência e da educação sustentável, na gestão dos recursos humanos, na modernização administrativa e no investimento continuado no desenvolvimento do capital e potencial dos trabalhadores da SGEC, mas também da administração pública, pois a sua qualidade é determinante para o sucesso da nova gestão pública.

O primeiro curso, que será lançado para os profissionais da ciência, tem como tema “O Essencial da Gestão de Dados de Investigação” e integra-se na execução da estratégia nacional de informação e formação para a Ciência Aberta, que procura responder a várias necessidades de capacitação existentes, particularmente no que respeita à gestão de dados de investigação.

O segundo curso, que será lançado para os profissionais de educação e público em geral, tem como tema “ Educação Para a Sustentabilidade” e integra-se nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, que procura fornecer aos formadores, em particular aos professores do ensino pré-escolar, básico e secundário, e outros formadores ou técnicos de qualquer área científica do território português, e dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), ferramentas para que possam colocar em prática na sua atividade profissional, a Educação para o Desenvolvimento Sustentável e as recomendações e estratégias internacionais e nacionais na área. 

Montantes envolvidos

NIF

Entidade

Valor total

Valor Cofinanciado

600015467

Secretaria-Geral da Educação e Ciência

83.049,20€

41.351,07€

 

Localização do Projeto: Lisboa