- Possibilitar o conhecimento da composição dos bens do domínio público e do domínio privado do Estado quanto a sua natureza consistência valor e afectação;
- Contribuir para a administração eficiente dos bens do Estado possibilitando a racionalização da sua utilização e fiscalização sistemática;
- Compilar os elementos necessários a definição de políticas de investimento mediante a efectivação de uma correcta amortização dos bens duradouros e dos bens de capital do estado e possibilitar a respectiva reavaliação;
- Apoiar a estatística nacional;
- Possibilitar a elaboração da conta geral de variações patrimoniais e do balanço do Estado.
O inventário geral compreende o domínio público, o domínio privado e o património financeiro do Estado.
Missão da Secretaria-Geral na gestão do património da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Educação
A Secretaria-Geral da Educação e Ciência (SGEC) é um serviço central da administração direta do Estado dotado de autonomia administrativa que gere os recursos patrimoniais, através da Direção de Serviços de Gestão do Património (DSGP) e da Unidade de Gestão Patrimonial (UGP) nela inserida.
Atribuições patrimoniais da Direção de Serviços de Gestão do Património
● Assegurar as funções de Unidade de Gestão Patrimonial;
● Acompanhar o processo de inventariação e atualização do cadastro dos bens imóveis do domínio público do Estado e dos imóveis do domínio privado do Estado e dos institutos públicos, no âmbito do Programa de Gestão do Património Imobiliário do Estado;
● Empreender as ações necessárias à preservação, à conservação e à valorização do património edificado afeto aos gabinetes dos membros do Governo, à SGEC e aos órgãos e às estruturas, cujo apoio seja prestado pela SGEC;
● Assegurar e organizar os procedimentos administrativos relativos à gestão do património mobiliário, mantendo atualizado o inventário dos bens afetos aos gabinetes dos membros do Governo, à SGEC e aos órgãos e às estruturas d, cujo apoio seja prestado pela SGEC.