Skip to content
Ínicio / Agenda / «Yoniverso ou a Via da Deusa» - Vítor Pomar
Agenda
06 de Jun/17 a 31 de Ago/17
| Cultura

«Yoniverso ou a Via da Deusa» - Vítor Pomar

Vítor Pomar traz-nos desta vez seis pinturas recentes de grande formato que preenchem inteiramente a sala de exposições do TMG.

1. "Ouro Sobre Azul" - Que outra designação poderia melhor indicar a espacialidade luminosa que caracteriza a própria natureza da mente sem princípio nem fim, em que cada ponto é simultaneamente centro e perímetro?

2. "The Heart Of All Beings" (ou "O Coração De Todos Os Seres") - Para além da aparente separação que distingue o eu e o outro, para além do fervilhar das emoções, para além da consciência que cada um dos sentidos nos informa acerca dum mundo exterior tão real quanto inacessível, para além da razão pensante, relutante, que duvida e afirma certezas e opiniões, para além do tempo linear.

3. "Yoni Way" ou "A Via da Deusa" - Em que a totalidade abrangente reconhece uma feminilidade que tudo inclui, fonte e origem, sabedoria e manifestação, aparência e deslumbramento.

4. "Princípio Meio E Fim" - Abolida que está a linearidade temporal, podemos então reconhecer a simultaneidade de todas as passagens dum percurso existencial em que o objetivo não pode ser outro senão cada passo (que de outro modo nos afastaria do processo de conhecimento de si próprio a que estamos condenados).

5. "Clear Statement" - Condição sine qua non para uma real presença de espírito que tudo impregna, sem margem para dúvidas, clareza de espírito em que a visão coincide com a fé e se revê na compreensão do drama existencial que todos e cada um vive através do labirinto de pensamentos, sensações e emoções tão fugidias quanto verdadeiras...

6. "Yoniverso ou o Universo Enquanto Útero" - Quando a interioridade se reconhece como manifestação eminentemente feminina, então o exercício da liberdade deixa de ser afirmação duma vontade redutora para passar a ser pura entrega, comunhão essencial que define toda manifestação, fenómenos, existência...
Horário:

3ª-Dom: 14h00-23h00

Preço:
Entrada Livre
Local:
Teatro Municipal da Guarda (TMG)
Partilhar