Plataforma@LOGON
Administração Pública (SAMA), no âmbito das medidas de capacitação da Administração Pública, este projeto foi igualmente incluído nas medidas SIMPLEX +, as quais distinguem as medidas de simplificação administrativa que contribuem para a melhoria da qualidade dos serviços.
Com a efetivação da Plataforma@LOGON, todas as interações a estabelecer concernentes a pedidos de apoio técnico, ou de reprodução documental, bem como a procedimentos mais complexos, como pedidos de eliminação de documentação, pedidos de transferência de documentação ou pedidos de propostas de processos de negócio a incluir na Lista Consolidada no âmbito da Macroestrutura Funcional (MEF), passam a ter formulários e procedimentos completamente desmaterializados e enquadrados na política de qualidade da SGEC e na Política Nacional de Arquivos desenvolvida pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB).
A Plataforma@LOGON oferece, assim, uma interconetividade com a plataforma CLAV da DGLAB, representando a desmaterialização completa de todos os procedimentos que carecem de aprovação ou notificação daquela Direção-Geral.
Para além da componente técnica, este projeto permitiu o desenvolvimento de vários instrumentos de gestão fundamentais, tais como a atualização do Plano de Classificação Comum para a Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a Educação; a elaboração de uma proposta de portaria de avaliação comum às duas áreas governativas; e a elaboração de um Relatório de Avaliação de Massas Documentais Acumuladas para o Ensino Básico e Secundário, instrumentos que irão ser submetidos para aprovação do órgão coordenador da política arquivística nacional.
Procedeu-se, ainda, à avaliação de documentação existente no depósito documental localizado em Camarate, bem como à digitalização de parte do Arquivo Fotográfico e do Arquivo Histórico da Ciência, imagens que serão, brevemente, disponibilizadas através do site da Secretaria-Geral da Educação e Ciência.
Disponibiliza-se, assim, uma plataforma cujo principal objetivo consiste em facultar, a todas as entidades e/ou utilizadores individuais que queiram gerir a documentação com valor histórico em sua posse (proceder à avaliação e/ou eliminação, propor transferência para o arquivo central, realizar doações, etc.), ou solicitar apoio técnico nesse âmbito, um canal de comunicação, desmaterializado, que permite submeter e acompanhar todo o procedimento respetivo.