Boletim Informativo - Edições

Centro de Informação e Relações Públicas - CIREP
Boletim Informativo n.º 116 — 09/09/2022
Boletim Informativo:
N.º Boletim:
116
Data:
Sexta, Setembro 9, 2022
Publicado em Diário da República:
Corpo:
Educação - Gabinete do Ministro
Subdelegação de poderes no secretário-geral da Educação e Ciência, mestre António Raúl da Costa Tôrres Capaz Coelho.
Subdelegação de poderes no secretário-geral da Educação e Ciência, mestre António Raúl da Costa Tôrres Capaz Coelho.
Título:
Corpo:
Educação - Gabinete do Secretário de Estado da Educação
Fixa os requisitos de formação adequada às áreas disciplinares dos grupos de recrutamento para a seleção de docentes em procedimentos de contratação de escola, em execução do artigo 161.º do Decreto-Lei n.º 53/2022, de 12 de agosto.
Fixa os requisitos de formação adequada às áreas disciplinares dos grupos de recrutamento para a seleção de docentes em procedimentos de contratação de escola, em execução do artigo 161.º do Decreto-Lei n.º 53/2022, de 12 de agosto.
Corpo:
Presidência do Conselho de Ministros
Regulamenta a tramitação do procedimento concursal de recrutamento.
Regulamenta a tramitação do procedimento concursal de recrutamento.
Diplomas para Publicação em Diário da República:
Título:
Gabinete da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Corpo:
— Despacho – Declara que a futura integração da Universidade Lusófona do Porto na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias não altera os pressupostos e circunstâncias subjacentes à atribuição do seu reconhecimento de interesse público e regista a alteração da denominação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias como «Universidade Lusófona».
Informações Gerais:
Corpo:
O Instituto de Estatística da UNESCO (UIS) e o GEM (Global Education Monitoring) publicaram recentemente o Relatório “Setting commitments': National SDG 4 benchmarks to transform education”, que apresenta os benchmarks nacionais sobre o SDG 4 – Acesso Universal a uma educação de qualidade.
Estes contributos constituem a base para a concretização da Agenda 2030, no sentido de um maior compromisso ao nível nacional, definindo objetivos em matéria de educação, no quadro de uma cultura de responsabilidade partilhada e de avaliação dos progressos.
Este processo de benchmarking traduz-se num instrumento relevante para os debates sobre os compromissos concretos a adotar e sobre o progresso da Educação, que terão lugar na Transforming Education Summit (TES), a realizar entre 16 e 19 de setembro, em Nova-Iorque, e onde Portugal se fará representar.
Corpo:
Na página eletrónica do Museu do Dinheiro está disponível a programação educativa para o ano letivo 2022/2023, dirigida a escolas e grupos.
As atividades da programação educativa são dinamizadas por mediadores profissionais, adequam-se aos objetivos dos diferentes ciclos escolares e visam criar, com estratégias pedagógicas adaptadas às faixas etárias, estilos de aprendizagem e competências dos alunos.
As atividades podem ser desenvolvidas presencialmente e/ou online (através de plataformas digitais como o Teams ou o Zoom).
Qualquer cidadão pode fazer a inscrição para receber o Boletim Informativo, ou solicitar a anulação da mesma.
Estão disponíveis as edições anteriores aqui.
Ficha Técnica:
Edição - CIREP
Coordenação - Sandra Caiado
Gestão de conteúdos - Ana Afonso; Ana Furão; Ana Nascimento; Ana Pimentel; Cristina Magro; Márcia Leal; Sandra Caneira.
Colaboração - Anabela Cubal; Raquel Colaço
Av. 24 de julho, n.º 148
1350-346 Lisboa
Telef.: +351 21 781 16 90