Ínicio / Notícias / Exposições nas Montras do edifício da Secretari...
Notícias
15 Dezembro 2017

Exposições nas Montras do edifício da Secretaria-Geral da Educação e Ciência durante o mês de dezembro

Pelo sonho é que vamos

Pelo sonho é que vamos,
comovidos e mudos.

Chegamos? Não chegamos?
Haja ou não haja frutos,
pelo sonho é que vamos.

Basta a fé no que temos.
Basta a esperança naquilo
que talvez não teremos.
Basta que a alma demos,
com a mesma alegria,
ao que desconhecemos
e ao que é do dia a dia.

Chegamos? Não chegamos?
– Partimos. Vamos. Somos.

                      Sebastião da Gama

 

A UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância – é a principal organização mundial que tem como missão defender e proteger os direitos e o bem-estar das crianças e adolescentes. Tendo como objetivo promover a defesa dos direitos das crianças, ajudar a dar resposta às suas necessidades básicas e contribuir para o seu pleno desenvolvimento, a UNICEF está, durante o mês de dezembro, nas montras da Secretaria-Geral da Educação e Ciência (SGEC) com o lema: Sempre que der a mão a uma criança, há ESPERANÇA!”

 

Também a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) está presente nas montras da SGEC durante o mês de dezembro, com o objetivo de trazer muito da História e algo do Património, com uma pequena mostra dos objetos das lojas dos museus, palácios e monumentos DGPC.

 

 

UNICEF

 

Sempre que apoia a UNICEF, há ESPERANÇA

 

​Em todos os cantos do mundo, mesmo nas situações mais difíceis, onde as crianças enfrentam violência, pobreza e doenças, há esperança de que possam concretizar todo o seu potencial.

 

Se no meio do desespero elas tiverem alguém para as apoiar, garantir o respeito dos seus direitos, dar o que elas mais precisam, como saúde, educação ou proteção, há ESPERANÇA.

 

Às vezes, um único gesto, como uma vacina administrada a tempo ou o acesso à escola, pode fazer a diferença na vida de uma criança.

 

Com o apoio dos seus Amigos, nos últimos 70 anos, a UNICEF tem ajudado milhões de crianças em todo o mundo e tem-lhes dado ESPERANÇA. Os testemunhos de pessoas ajudadas pela UNICEF com o seu apoio são uma inspiração e uma prova viva de que há esperança para cada criança.

 

Uma pequena história verídica:

Hiba, uma criança síria de 10 anos, já testemunhou mais sofrimento do que muitos adultos. Em fevereiro do ano passado, fugiu à guerra da sua cidade e embarcou numa perigosa viagem num bote de borracha para chegar à Grécia. Depois de ter caminhado com a sua família durante semanas até à antiga República Jugoslava da Macedónia, Hiba estava esgotada e a precisar de apoio e conforto. Mas…

 

 

 

 

 

 

No espaço amigo das crianças apoiado pela UNICEF no centro de acolhimento para migrantes, Hiba e outras crianças encontraram calma e segurança para brincar, desenhar, aprender algumas palavras de inglês e fazer novos amigos.

 

Sempre que dá a mão a uma criança, há ESPERANÇA!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Direção-Geral do Património Cultural

 

Responsável pela gestão do património cultural em Portugal continental, as atribuições da DGPC passam, entre muitos outros campos de atividade, pelo estudo, investigação e divulgação do Património imóvel, móvel e imaterial, pela gestão do património edificado arquitetónico e arqueológico no território e nas cidades, pela realização de obras de conservação nos grandes monumentos, pela gestão dos Museus Nacionais e dos monumentos classificados como Património Mundial, pela coordenação da Rede Portuguesa de Museus, pela documentação e inventário do património imaterial, indo até às intervenções de conservação e restauro de peças de património móvel e integrado.

Com o intuito de integrar a divulgação dos valores artísticos, as lojas DGPC apresentam uma linha de objetos inspirados nos museus e monumentos nacionais. Das réplicas às peças contemporâneas, produzem a ponte entre o passado e o presente, oferecendo-lhe uma viagem através do tempo.

 

Leve consigo a História do nosso Património. Visite os nossos museus, palácios e monumentos, e as suas lojas…onde os presentes têm História!