Skip to content
Ínicio / Notícias / Exposição nas Montras do Edifício da Secretaria...
Notícias

Exposição nas Montras do Edifício da Secretaria-Geral da Educação e Ciência durante o mês de novembro

Durante o mês de novembro, as montras do edifício da Secretaria-Geral da Educação e Ciência, na Avenida 5 de outubro, em Lisboa, acolhem exposições da responsabilidade da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), com o foco na Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030 - Portugal + Igual (ENID).  

 

A ENIND estrutura-se em três Planos de Ação:

a) Plano de ação para a igualdade entre mulheres e homens;

b) Plano de ação para a prevenção e o combate à violência contra as mulheres e à violência doméstica;

c) Plano de ação para o combate à discriminação em razão da orientação sexual, identidade e expressão de género, e características sexuais.

 

No âmbito dos seus projetos educativos, o Agrupamento de Escolas Lima de Freitas, o Agrupamento de Escolas de Cister e o território Educativo da Câmara Municipal do Entroncamento, desenvolvem projetos com a integração da temática da igualdade de género como um dos eixos estruturantes das orientações para a educação pré-escolar, ensino básico e secundário.

 

Agrupamento de Escolas Lima de Freitas, Setúbal

O Agrupamento de Escolas Lima de Freitas situa-se num extremo do Bairro do Viso, na antiga freguesia de Nª Sª da Anunciada, em Setúbal.

O Projeto IGUALDADE AELF, criado em janeiro de 2015, por iniciativa própria e no âmbito do Contrato de Autonomia do Agrupamento, não corresponde a nenhuma obrigação ou determinação da tutela.  Assume-se como um projeto de intervenção transdisciplinar não curricular, dando resposta ao V Plano Nacional para a Igualdade, designadamente, com a integração da temática da igualdade de género como um dos eixos estruturantes das orientações para a educação pré-escolar, ensino básico e secundário. As dinâmicas e atividades do Projeto IGUALDADE AELF proporcionam a aquisição de competências específicas no domínio da consciência cidadã ativa relativa às discriminações em contexto escolar e na relação com a comunidade, e visam prevenir e combater a violência de género, designadamente a violência no namoro.

 

 

 

Agrupamento de Escolas de Cister, Alcobaça

 

O Agrupamento de Escolas de Cister tem a ambição de se constituir com uma identidade própria, numa Escola de qualidade, inclusiva e incentivadora do mérito e da competência, defendendo a sua vinculação aos valores da Cultura, do Humanismo e da Educação para a Cidadania, num caminho que, querendo sempre “Ir mais além”, se reveja neste desígnio “SER MAIS EDUCAÇÃO em ALCOBAÇA”.

 

 

 

Câmara Municipal do Entroncamento – Território Educativo

 

O município mostra nesta exposição o projeto que desenvolve com as diferentes Unidades Orgânicas do concelho, sobre a temática da Igualdade de Género.

 

 

 

 

 

 

23 Novembro 2018