Skip to content
Ínicio / Notícias / Exposições nas Montras do edifício da Secretari...
Notícias

Exposições nas Montras do edifício da Secretaria-Geral da Educação e Ciência durante o mês de outubro

“Já no largo Oceano navegavam,

As inquietas ondas apartando;

Os ventos brandamente respiravam,

Das naus as velas côncavas inchando;

Da branca escuma os mares se mostravam

Cobertos, onde as proas vão cortando

As marítimas águas consagradas,

Que do gado de Próteu são cortadas,

(…)”

Luís de Camões, in “Os Lusíadas”, Canto I, XIX Estrofe

 

É nesta estrofe de “Os Lusíadas”, poema épico escrito por Luís de Camões, em pleno Oceano Índico, que tem início a narração da Viagem de Vasco da Gama à Índia, pretexto para o poeta descrever a aventura dos portugueses desde a fundação da nação.

 

É a partir do início do século XIV que Portugal desenvolve a sua vocação marítima. Os descobrimentos servem o comércio mundial e as trocas entre os povos. Nesse contexto, a descoberta do caminho marítimo para a Índia, pelo navegador Vasco da Gama, consolidou o domínio português das rotas comerciais, no final do século XV. A descoberta do caminho marítimo para a Índia foi apenas um passo na política de expansão do Império que, nos anos seguintes, vai chegar a diversos países e continentes, estabelecendo relações amistosas ou impondo-se pela conquista.

 

Tendo por missão desenvolver, avaliar e atualizar a Estratégia Nacional para o Mar (ENM), elaborar e propor a política nacional do mar nas suas diversas vertentes, planear e ordenar o espaço marítimo nos seus diferentes usos e atividades, acompanhar e participar no desenvolvimento da Política Marítima Integrada da União Europeia e promover a cooperação nacional e internacional no âmbito do mar, a Direção-Geral de Política do Mar (DGPM) está, durante o mês de outubro, presente nas montras da Secretaria-Geral da Educação e Ciência, com a exposição “Literacia do Oceano: Conhecer, Comunicar e Agir”.

 

 

Direção-Geral de Política do Mar

 

“Literacia do Oceano: Conhecer, Comunicar e Agir”. É este o mote da nova exposição que está nas montras da Secretaria-Geral da Educação e Ciência ao longo do mês de outubro.

 

Pelo sexto ano consecutivo, o Ministério do Mar foi convidado a expor e divulgar atividades e projetos educativos ligados ao mar. Para além da Direção-Geral de Política do Mar, que tem entre os seus objetivos a sensibilização e mobilização da sociedade para a importância do mar, foram também convidados quatro organismos do Ministério do Mar com ações educativas e ainda o Desporto Escolar e o Plano Nacional de Leitura, que apresentam projetos ligados ao mar.

 

Assim, tanto na Av. 5 de Outubro como na Avenida Elias Garcia, será possível observar a ação em Literacia do Oceano dos seguintes organismos:

 

•              Direção-Geral de Política do Mar (Mar)

•              Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (Mar)

•              Instituto Português do Mar e da Atmosfera (Mar)

•              Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (Mar)

•              Docapesca – Portos e Lotas, SA (Mar)

•              Desporto Escolar (Educação)

•              Plano Nacional de Leitura (Educação)

 

E o que é, afinal, a Literacia do Oceano? É a compreensão da influência do oceano em nós e da nossa influência no oceano. Uma compreensão que vai além do simples conhecimento teórico e que se expressa por via da comunicação e da ação.

 

Na montra da Secretaria-Geral da Educação e Ciência poderão encontrar, entre outros, informação relativa à Escola Azul (www.escolaazul.pt). Este projeto é coordenado pela DGPM, Ciência Viva e Oceanário, e visa distinguir e apoiar as escolas portuguesas que trabalham o mar.

 

Em divulgação estará também o novo mecanismo de financiamento na área do Mar: o Fundo Azul. Este apoio financeiro gerido pela DGPM inclui, entre as suas áreas programáticas, a “Consciencialização social sobre a importância do mar”, ideal para a promoção de projetos de Literacia do Oceano.

 

24 Outubro 2017