Skip to content
Ínicio / Notícias / Exposições nas Montras do edifício da Secretari...
Notícias

Exposições nas Montras do edifício da Secretaria-Geral da Educação e Ciência durante o mês de fevereiro

A Educação não reside apenas na escola, pois ela não é a única responsável pelo processo educacional. A Educação tem uma dimensão maior do que simplesmente ensinar e instruir: ela representa tudo aquilo que pode ser feito para o desenvolvimento intelectual do ser humano e para a formação de cidadãos capazes de transformar positivamente a sociedade.

 

Neste sentido, e tendo em conta a natureza transversal da Educação, todos os meses as montras da Secretaria-Geral da Educação e Ciência são animadas com exposições de instituições ligadas à Educação, à Ciência e à Cultura, permitindo-lhes divulgar as suas atividades e projetos, e permitindo-nos enriquecer enquanto cidadãos ávidos de conhecimento.

 

Assim, durante o mês de fevereiro, as montras do edifício do Secretaria-Geral da Educação e Ciência, na Avenida 5 de Outubro, em Lisboa, são agraciadas com duas exposições da responsabilidade da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema e da Fundação Portuguesa das Comunicações – Museu das Comunicações.

 

 

Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema

 

A Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema é o organismo nacional, tutelado pelo Ministro da Cultura, que tem por missão a salvaguarda e a divulgação do património cinematográfico. Foi fundada no início dos anos 50 por um dos pioneiros das cinematecas europeias, Manuel Félix Ribeiro, e tornou-se uma instituição autónoma em 1980.

 

Desde 1956, a Cinemateca é membro da Federação Internacional dos Arquivos de Filmes (FIAF), criada em 1938, com o objetivo de promover a conservação e o conhecimento do património cinematográfico, conjugando os esforços dos mais importantes arquivos do mundo, e que conta atualmente com mais de 150 afiliados de 77 países.

 

Também em 1956, foi inaugurada a primeira sala própria da Cinemateca, dedicada à sua atividade exibidora. Mais tarde, em 1996, a Cinemateca abriu um moderno centro de conservação nos arredores de Lisboa, que é atualmente a base de todas as atividades de preservação, pesquisa técnica e acesso, incluindo o uso de novas tecnologias.

 

Em 2007, foi criado um novo serviço dedicado ao público infanto-juvenil, chamado «Cinemateca Júnior». Este serviço oferece diversas atividades direcionadas a escolas ou famílias, de acordo com a faixa etária específica, com o objetivo de transmitir o gosto pela arte cinematográfica, tais como sessões de cinema e ateliers temáticos, entre outros.

 

Nas suas instalações no Palácio Foz (Praça dos Restauradores, Lisboa) o público pode também visitar a exposição permanente interativa de cinema e pré-cinema e este ano, durante o mês de abril, a Cinemateca Júnior celebra o seu 10º aniversário com uma programação especial.

 

Vá visitar, vá conhecer e deixe-se encantar!

 

 

Fundação Portuguesa das Comunicações - Museu das Comunicações

 

A Fundação Portuguesa das Comunicações (FPC), constituída a 6 de outubro de 1997, tem como Instituidores a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), os CTT- Correios de Portugal e a Portugal Telecom (PT).

 

A Fundação Portuguesa das Comunicações tem por missão promover o estudo, a conservação e a divulgação do património histórico, científico e tecnológico das comunicações, bem como realizar atividades de investigação, cooperação e de imagem. Através do Museu da FPC, o visitante conhece a evolução histórica e as novas tecnologias das Comunicações, numa viagem entre o passado, o presente e o futuro.

 

A Fundação e o Museu das Comunicações estão instalados num edifício dos anos 40 do Século XX, na zona de Santos, na Rua do Instituto Industrial, 16. Dispõe de diversas salas, com capacidades muito variadas, para 10 a 160 pessoas. Dispõe, ainda, de espaços de lazer como a Cafetaria, a Loja e Biblioteca. Para além das exposições, o visitante pode ainda assistir a concertos, peças de teatro, conferências, etc.

O museu encontra-se aberto ao público das 10h às 18h, nos dias úteis, e das 14h às 18h aos sábados. Na última 5ª feira do mês está aberto até às 22h, com entrada livre a partir das 18h. Encerra aos domingos e feriados.

03 Fevereiro 2017