Skip to content
Ínicio / Notícias / Exposições nas Montras do edifício da Secretari...
Notícias

Exposições nas Montras do edifício da Secretaria-Geral da Educação e Ciência durante o mês de março

Do latim musēum, o museu é o lugar onde se guardam e exibem coleções de objetos de interesse artístico, cultural, científico e histórico. Consagrado à investigação, à conservação e à exposição de coleções que tenham valor cultural, o museu procura difundir os conhecimentos humanos.

Os museus tiveram origem no hábito do colecionismo, que nasceu com a própria humanidade. Desde a Antiguidade, o Homem coleciona objetos e atribui-lhes um valor, afetivo, cultural ou simplesmente material, o que justifica a necessidade da sua preservação ao longo dos tempos.

 

Foi da necessidade de colecionar por parte de um homem que nasceu a Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves (CMAG), entidade que anima as montras do edifício da Secretaria-Geral da Educação e Ciência, na Avenida 5 de Outubro, em Lisboa, durante todo o mês de março, juntamente com a Editorial do Ministério da Educação e Ciência (EMEC), que nos traz as suas edições.

 

 

Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves

 

A Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves (CMAG) é um espaço museológico da cidade de Lisboa, situado nos n.os 6-8 da Av. 5 de Outubro, onde se expõe o acervo reunido pelo médico colecionador António Anastácio Gonçalves.

 

 

O conjunto de cerca de 3.000 obras de arte compõe-se por três grandes núcleos: pintura portuguesa dos séculos XIX e XX, porcelana chinesa e mobiliário português e estrangeiro. Existem ainda importantes núcleos de ourivesaria civil e sacra, pintura europeia, escultura portuguesa, cerâmica europeia, têxteis, numismática, medalhística, vidros e relógios de bolso de fabrico suíço e francês.

 

Para além das obras reunidas pelo colecionador, a Casa-Museu encerra ainda um significativo espólio documental e um conjunto de desenhos, aguarelas e pequenos artefactos pertencentes ao espólio do pintor Silva Porto.

 

O Serviço Educativo da Casa-Museu pretende estabelecer uma ligação significativa entre o(s) público(s) e as coleções de Arte doadas ao Estado pelo Dr. Anastácio Gonçalves, no contexto da magnífica Casa em que este médico habitou e as conservou. É seu objetivo promover experiências gratificantes de aprendizagem, para todas as faixas etárias e num âmbito de educação não formal.

A aprendizagem ao longo da vida e a interdisciplinaridade, a par da tentativa de inclusão de públicos com necessidades especiais, assumem-se como referência deste Serviço. Nesse sentido, salientam-se os programas específicos para população adulta ativa – “20 minutos com Arte – Conversas à hora do almoço” e múltiplas atividades de ligação entre Ciência e Arte.

 

 

Editorial do Ministério da Educação e Ciência

 

 

 

 

 

A exposição preparada pela Editorial do Ministério da Educação e Ciência (EMEC) tem como propósito divulgar os serviços e produtos que esta gráfica e editorial coloca à disposição do sistema educativo.

 

A EMEC disponibiliza uma gama completa de serviços gráficos – pré-impressão, design, revisão linguística e tipográfica, impressão (offset e digital) e acabamento –, bem como serviços de distribuição nacional (continente e ilhas). A EMEC também abastece o sistema educativo com diversos materiais de apoio e comercializa várias publicações de apoio ao ensino.

 

A exposição apresenta uma seleção de livros e brochuras editados por diversos organismos do Estado e produzidos nas oficinas gráficas da EMEC, bem como alguns dos principais materiais comercializados e distribuídos pela EMEC.

 

30 Março 2017