Ínicio / Notícias / Exposições nas Montras do edifício da Secretari...
Notícias
24 Agosto 2017

Exposições nas Montras do edifício da Secretaria-Geral da Educação e Ciência durante o mês de agosto

Mar

 

De todos os cantos do mundo

 

 

Amo com um amor mais forte e mais profundo

Aquela praia extasiada e nua

Onde me uni ao mar, ao vento e à lua.

                                                           Sophia de Mello Breyner Andresen

 

Desde tempos imemoriais que o mar atrai os mais diversos povos, quer por vocação ou por necessidade, e foi igual­mente o mar que, nos primórdios da nacio­nalidade, tornou possível a conquista de uma parte daquilo que é hoje Portugal. Porque Portugal é uma nação marítima, e porque o mês de agosto é mês de turismo por excelência neste “jardim à beira mar plantado”, damos a conhecer a visitantes e habitantes da cidade, através das exposições nas montras do edifício da Secretaria-Geral da Educação e Ciência, dois organismos cuja atividade se desenvolve à volta do mar: de um lado, temos a Comissão Cultural de Marinha (CCM), mais orientada para a vertente da Marinha de Guerra; do outro, temos a Escola Superior Náutica Infante D. Henique (ENIDH), mais vocacionada para a vertente da Marinha Mercante.

 

 

Comissão Cultural de Marinha

 

No desempenho das suas atribuições a Comissão Cultural de Marinha contribui ativamente para o desenvolvimento da vertente Cultural da Organização e constitui um fator de prestígio e de marcante afirmação de identidade da Marinha.

 

A par da sua componente operacional, a Marinha detém uma diversificada e rica área cultural, fruto de uma história secular que se confunde com a própria identidade do país.

 

A CCM tem um papel de primeira instância na abertura à sociedade, no sentido da conservação, valorização e divulgação do património cultural, histórico e artístico da Marinha, e com esse objetivo tem vindo a desenvolver uma série de iniciativas e projetos.

 

Tendo por missão dirigir as atividades dos Órgãos de Natureza Cultural, no que se refere a apoiar a representação institucional e a comunicação estratégica da Marinha; a divulgar e garantir a preservação da sua memória histórica e a contribuir para o desenvolvimento científico e cultural nacional no âmbito do mar e das ciências náuticas, a CCM convida-o a conhecer as suas diversas vertentes, bem como a exposição “VIKINGS | Guerreiros do Mar”, que nos apresenta os mais variados aspetos relacionados com a história e cultura deste fascinante povo que ficou conhecido como um dos mais temidos de toda a História.

 

 

 

Escola Superior Náutica Infante D. Henrique

 

Enquanto instituição de ensino superior politécnico público, a Escola Superior Náutica Infante D. Henrique é um centro de criação, difusão e transmissão de cultura, ciência e tecnologia, articulando as suas atividades nos domínios do ensino, da formação profissional, da investigação e da prestação de serviços à comunidade.

 

A ENIDH é a única escola nacional de formação marítima vocacionada para formar oficiais de marinha mercante e de quadros superiores para o setor dos transportes e logística, tendo em vista garantir uma elevada empregabilidade, de acordo com os padrões de exigência impostos a nível nacional pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), a nível europeu pela Diretiva 2008/106/CE e a nível internacional Convenção STCW da Organização Marítima Internacional (IMO).

 

Aproveite esta exposição para conhecer a ENIDH e descobrir Um Mar de Oportunidades!