Skip to content

10.ª Exposição

Maria Keil ilustradora

 

Maria Pires da Silva Keil do Amaral (1914 - 2012) foi pintora e ilustradora modernista portuguesa. Para além destas áreas, Maria Keil realizou obras na área da azulejaria em que muito se destacou, design gráfico, mobiliário, cerâmica, tapeçaria, entre outros. Em 1929 frequentou a Escola de Belas Artes de Lisboa e depois o curso de Pintura que não chegou a terminar. Desde cedo a sua obra sem caracterizou pela diversidade de técnicas e meios de expressão. Em 1933 casou com o arquiteto Francisco Keil do Amaral e em 1935 nasceu o seu único filho, Francisco Pires Keil do Amaral.

 

Nesta exposição é abordada a faceta de ilustradora de Maria Keil, que desenvolveu o seu trabalho em numerosas obras, sobretudo em livros para crianças e manuais escolares. Escreveu e ilustrou três livros infantis (O pau-de-fileira, Os presentes e As três maçãs) e dois livros para adultos (Árvores de Domingo e Anjos do Mal). Também realizou ilustrações para revistas como Panorama, Seara Nova, entre outras. Os seus desenhos apresentam clareza, força, sintetismo e, muitas vezes, ausência de linhas de contorno na representação de figuras e objetos.

 

As Histórias da Minha Rua (1953) da autoria de Maria Cecília Correia foi o primeiro projeto de Maria Keil, integralmente para crianças, que surpreende quer pela originalidade, quer pelas soluções gráficas e materiais. O recorte das figuras, a simplicidade e o fundo neutro caracterizam os seus desenhos.

 

As obras de grandes autores portugueses, como Sophia de Mello Breyner, Matilde Rosa Araújo ou Aquilino Ribeiro, fizeram parte do “imaginário” de Maria Keil.

 

A par destes projetos, e sobretudo a partir nos anos 60 e 70 vários foram os manuais escolares magnificamente ilustrados pela autora, em parceria com outros ilustradores.