Skip to content
Início / 11.ª Conferência

11.ª Conferência

A última Conferência, em 2018, do Ciclo “Em Redor da Memória…” decorreu no passado dia 20 de dezembro.

 

Nesta sessão, o tema foi redirecionado para a área da educação e do ensino universitário. Nesta palestra sob o título: “Do ensino em auto-aprendizagem até à investigação pré-clínica: UBI-FCS um case study” tomámos conhecimento de como, em Portugal, o ensino universitário assume formas pioneiras nas práticas pedagógicas.

 

No “case study” apresentado, constatou-se que, no modelo pedagógico centrado no aluno adotado no Mestrado Integrado em Medicina, o aluno deve assumir um papel ativo na sua aprendizagem, sendo ele que, com a orientação dos tutores, deve procurar a informação, sintetizá-la e desenvolver capacidades de raciocinar sobre ela de forma que, quando em contexto profissional, seja capaz de resolver os problemas que se lhe irão deparar no seu dia a dia.

 

A aprendizagem autónoma é, por isso, uma das características essenciais deste modelo e que permite que os alunos desenvolvam a capacidade de continuar a aprender ao longo da sua vida.

 

Este tema fascinante foi abordado por um orador de excelência, o Mestre Luis Passarinha, da Universidade da Beira Interior.

 

Cartaz da Sessão

Nota biográfica do orador

Comunicação por Luís Passarinha