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11.ª Exposição

Modelos Arquitetónicos utilizados no ensino oficinal da Escola Machado de Castro

 

A Escola Industrial Machado de Castro recebeu esta designação em 1912, por decisão governamental de dotar o ensino liceal com instalações próprias, anteriormente designou-se, desde 1907, de Escola do Príncipe Real.

 

O Estado adquiriu, em 1907, uma propriedade na freguesia de Santa Isabel, onde iria ser construído um "campus" escolar que incluiria um liceu, duas escolas primárias e uma escola industrial, que já funcionava ali perto em edifício alugado.

 

Em 1911 foi inaugurado o Liceu Pedro Nunes, mas em 1915 abandonou-se o plano de construção do “campus”. Optou-se, então, pela construção de raiz de um novo edifício numa parcela de terreno cedida pelo liceu, sob o projeto do arquiteto Vítor Bastos Júnior.

 

Por volta de 1920, da conjugação de um edifício pré-existente com a construção de um novo, projetado para uma escola industrial, nasceu a Escola Industrial Machado de Castro. Esta obra foi muito representativa da sua época, caracterizando-se por um volume "excecional", devido ao grande pé direito dos pisos, que atinge os 7,80 metros.

 

Atualmente, nas antigas instalações da Escola Industrial Machado de Castro, e após ter beneficiado de obras de modernização em 2009, funciona a Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa. Aquando da realização destas obras de beneficiação, o espólio da extinta Escola Industrial Machado de Castro foi transferido para instalações da Parque Escolar E.P.E..

 

Em 2013, parte do arquivo da Escola Industrial Machado de Castro é incorporada na Direção de Serviços de Documentação e de Arquivo da Secretaria-Geral da Educação e Ciência. A outra parte (arquivo mais recente) foi transferida para a Escola Secundária de Pedro Nunes, em Lisboa.

 

Ao longo de ¾ de século de ensino, a Escola reuniu materiais didáticos e trabalhos executados por professores e alunos nas oficinas de carpintaria, entre outros. Nesta exposição é dado um destaque aos modelos arquitetónicos em madeira produzidos em contexto de sala de aula, demonstrando toda a qualidade e mestria do desempenho dos alunos.