Skip to content
Início / 12.ª Exposição

12.ª Exposição

O petróleo em imagens parietais

 

O petróleo resulta da decomposição da matéria orgânica ao longo tempo, sofrendo a ação de agentes externos, como a temperatura ou a pressão atmosférica.

Esta transformação ocorre em quatro fases: diagénese, catagénese, metagénese e metamorfismo. Enquanto a matéria orgânica se transforma na rocha-mãe, ocorrem fraturas e o petróleo movimenta-se para camadas superiores.

Posteriormente, vai-se deslocando para camadas ainda mais à superfície e pode ser extraído através de diversos tipos de maquinaria. A sua composição é uma mistura de hidrocarbonetos.

Nesta exposição, é possível observar, através de várias imagens parietais, o processo de formação do petróleo, a prospeção, a perfuração e a exploração dos poços, a destilação e a distribuição e consumo do produto transformado.

Trata-se, na sua maioria, de imagens distribuídas pela empresa “Shell” Portugal, com o intuito de dar a conhecer os métodos de trabalho e exploração utilizados pela empresa, mas também os benefícios e utilidade da exploração deste valioso recurso energético.

Aliando uma forma de publicidade ao ensino, sobretudo nas escolas técnicas, a “Shell” valoriza o uso do petróleo na vida quotidiana: em casa, produtos como tintas, solventes ou detergentes; no vestuário; na alimentação, permitindo o transporte de alimentos através do uso de gasolina ou gasóleo em ferramentas e transportes; na saúde, na produção de medicamentos e aparelhos médicos; e em atividades de lazer.