Skip to content

2.ª Exposição

Ciências Naturais - Botânica: espólio museológico da Escola Secundária Afonso Domingues

 

As imagens parietais de Ciências Naturais provenientes da Escola Secundária Afonso Domingues (Secretaria-Geral da Educação e Ciência) constituem um espólio de enorme valor didático e científico. Trata-se de uma coleção da editora Hagemann, da autoria de Jung-Koch-Quentell, que desenvolveram um trabalho muito apreciado não só pelo seu valor educacional, mas também pelo rigor científico e perfeição artística.

 

A designação Jung-Koch-Quentell refere-se aos apelidos dos três cientistas responsáveis: Friedrich Quentell, naturalista; Gottlieb von Koch, desenhador/ilustrador; e Heinrich Jung, naturalista. Trabalharam durante muitos anos para a editora alemã Hagemann que fornecia material didático para as escolas. O objetivo era criar quadros universais, sem texto, facilmente interpretáveis pelos professores em qualquer língua. Os princípios subjacentes a estes quadros, que datam do início do século XX, eram as cores naturais e o seu tamanho, suficientemente grandes para serem vistos claramente por toda a turma.

 

Utilizando, na maior parte dos casos, um fundo negro, estes quadros representam imagens de animais e plantas, quer no seu habitat natural, quer em pormenores de grande precisão. Aspetos como a anatomia interna das espécies, os cortes laterais e frontais, bem como o processo de fertilização de diferentes tipos de plantas, fazem desta coleção uma verdadeira paleta de cores que nos fica na retina, mas que apresenta um rigor dificilmente atingido.