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5.ª Exposição

Jogos didáticos – Coleção do Instituto António Aurélio da Costa Ferreira

 

António Aurélio da Costa Ferreira (1879 - 1922) licenciou-se em Filosofia (Universidade de Coimbra, 1899) e em Medicina (Universidade de Coimbra, 1905). Foi vereador republicano na Câmara Municipal de Lisboa, onde defendeu várias medidas no âmbito da Educação e da assistência médica e social às crianças. Diretor da Casa Pia de Lisboa, pautou a sua atuação pela chamada “Escola Nova”: as crianças eram encaminhadas, consoante as suas aptidões, para as artes e ofícios, trabalhos manuais, música e desporto. Em 1915, fundou o Instituto Médico-Pedagógico, secção dependente da Casa Pia de Lisboa. O seu conceito de ”educador” era bastante abrangente, uma vez que este devia ter conhecimentos de Pedagogia, Trabalhos Manuais e Desporto, visando um ensino individualizado e o mais abrangente possível. Costa Ferreira chamou a atenção para a comunicação emocional que decorre entre aluno e professor, com preponderância do gesto como forma de comunicação não verbal, definindo um nova forma de (re)educação.

 

Após a morte do seu fundador, o Instituto Médico-Pedagógico passou a designar-se Instituto António Aurélio da Costa Ferreira (1929) dedicando-se ao tratamento e reeducação de crianças portadoras de deficiências (mental, visual, motora e auditiva) e à formação de educadores especializados nestas áreas.

 

O IAACF possuiu uma longa tradição de observação e de ensino no domínio médico-pedagógico. Foi extinto em 1989 para dar lugar ao Instituto de Inovação Educacional de António Aurélio da Costa Ferreira (Decreto nº 435, de 31 de Agosto).

 

O espólio museológico do Instituto António Aurélio da Costa Ferreira (IAACF) foi transferido para o Instituto Histórico da Educação e em 2002 este património transitou para a competência da Secretaria-Geral do Ministério da Educação (Decreto-Lei nº 208/2002 de 17 de outubro).

 

Trata-se de um acervo com diferentes tipologias de objetos, destacando-se os jogos didáticos: jogos de associação, de desenvolvimento da coordenação visual e motora, de desenvolvimento da leitura e da contagem, puzzles, jogos de superfície e jogos comportamentais.