Skip to content

6.ª Exposição

Imagens parietais de Ciências Naturais: a vida animal

Coleção da Escola Secundária Afonso Domingues

 

As imagens parietais de Ciências Naturais provenientes da coleção da Escola Secundária Afonso Domingues constituem um espólio de enorme valor didático e científico. Utilizadas em contexto de sala de aula, destinavam-se a ilustrar a matéria, permitindo a visualização por parte de todos os alunos. Nesta coleção pode observar-se um trabalho com uma vertente educacional, mas também com rigor científico e perfeição artística.

 

Utilizando um fundo escuro ou claro, estes quadros representam os animais quer no seu ambiente natural, quer com pormenores de grande precisão: aspetos como a anatomia interna das espécies e os cortes laterais e frontais apresentam um rigor dificilmente atingido.

 

A maioria das imagens da exposição é da autoria de Jung-Kosh-Quentell, conhecidos desenhadores e naturalistas dos anos 50. Foram estes os autores dos quadros da editora alemã Hagemann, que fornecia não só as escolas alemãs, mas também as de grande parte da Europa da época. O seu objetivo era criar quadros universais, sem texto, fáceis de interpretar pelos professores em qualquer língua. As características que mais se destacam são as suas cores, muito semelhantes às naturais, e o tamanho, suficientemente grande para ser visto por uma turma inteira.

 

Os outros quadros pertencem à editora sueca Bengtsons Litografiska e são da autoria de Gustaf Wennman e Björn Ursing, desenhadores e cientistas da mesma época. Sobre um fundo branco, apresentam de forma extremamente realista e pormenorizada as características internas dos animais.

 

Para além das imagens, juntaram-se igualmente manuais e obras sobre a vida animal pertencentes à biblioteca da Secretaria-Geral da Educação e Ciência.