Skip to content

9.ª Exposição

Cartazes de Segurança e Medidas de Proteção

 

Esta exposição pretendeu divulgar os cartazes de prevenção de acidentes de trabalho, que se encontravam afixados nas salas de aula, laboratórios e oficinas das escolas, com a finalidade de prevenir acidentes.

 

Os exemplares desta coleção pertencem à extinta Escola Secundária Afonso Domingos e neles encontram-se algumas descrições das medidas de proteção ou que devem ser tomadas durante o trabalho e respetivas consequências. Trata-se de uma campanha publicitária do Ministério das Corporações e Previdência Social, alertando para os acidentes de trabalho e cuidados a ter nas oficinas, através de frases ou imagens que despertam a atenção do público. Estes exemplares são da década de 50 a 70 do século XX, uma vez este período corresponde ao da vigência do supracitado Ministério.

 

Os primeiros cartazes impressos continham apenas texto, mas com a invenção da técnica da litografia, a imagem começou a ser utilizada. Tem como função principal a divulgação de uma mensagem visual que procura informar, orientar ou persuadir um determinado público-alvo. Tendo em conta que “uma imagem vale mais que mil palavras”, pretende-se, de um modo eficaz fazer passar a mensagem, que deve ser rapidamente apreendida.

 

Esse conteúdo deverá ter uma leitura rápida e imediata, não suscetível de provocar dúvidas, o que conduz à utilização de uma mensagem escrita muito curta e uma imagem que transmita toda a informação necessária. Em Portugal, os cartazes de prevenção de acidentes de trabalho adquiriram valor estético nos anos 40, quando começaram a ser desenhados por artistas gráficos importantes no panorama artístico português, que introduziram técnicas gráficas inovadoras e adotaram correntes artísticas.