Início / Coro Educ(ant)are
Coro Educ(ant)are

Origem

 

O Coro Educ(ant)are é o resultado do somatório de vontades de um grupo de pessoas com atividades profissionais diversas ligadas à Educação — dirigentes, docentes, inspetores, administrativos, técnicos superiores, assistentes técnicos e assistentes operacionais — interessadas em cantar em conjunto procurando, deste modo, deixar-se absorver e transmitir os diversos envolvimentos que a Música proporciona.

 

Tendo iniciado a sua atividade, exclusivamente amadora, por volta de 1983, o Coro Educ(ant)are privilegia a divulgação da Música Popular Portuguesa mas, também, a música medieval e renascentista Ibérica. Para além disso, tem ainda em repertório música tradicional de alguns países europeus, espirituais negros e cânticos litúrgicos da tradição judaico-cristã. Dirigiram o grupo os maestros, Vasco Pearce de Azevedo, Victor Roque Amaro e atualmente, desde o início do ano 2016, Luís Almeida.

 

O Coro Educ(ant)are vem atuando por todo o País, em resposta a convites de entidades diversas: estabelecimentos de ensino, serviços centrais e regionais da ação governativa Educação, Câmaras Municipais, Instituições Religiosas de Solidariedade Social, outros grupos corais, individualmente ou integrados em atividades promovidas pela Associação de Coros da Área de Lisboa (ACAL).

 

 

Maestro Luís Almeida

 

Mestrando em Direção Coral na Escola Superior de Música sob a orientação de Paulo Lourenço obteve o grau de licenciatura sob a orientação de Vasco Pearce de Azevedo. Dirige o Coro Cantus Certus do Tribunal de Contas, o Coro EGEAC e o Coro Miosótis. Dirigiu, ainda, entre 2010 e 2014 o Coro da Universidade de Lisboa e desde 2010 dirige também o Coro de Câmara da Universidade de Lisboa.

 

 

Novos membros

 

A atual formação do Coro Educ(ant)are corresponde a um renascimento do grupo em outubro de 2012, podendo este integrar novos elementos.

 

Os ensaios realizam-se habitualmente às terças-feiras , das 17h30 às 18h45, nas instalações da Secretaria-Geral da Educação e Ciência, na Av. 5 de Outubro, n.º 107, em Lisboa, na galeria, na sala de formação GL 11.

 

Quem pretender juntar-se a este grupo coral com entusiastas de todas as idades e feitios, unidos pelo prazer de cantar, mesmo não tendo qualquer formação musical, poderá fazer um ensaio nesse mesmo horário.

 

Para mais informações ou agendar um ensaio, queira entrar em contacto para o endereço eletrónico: coraleducantare.me@gmail.com;

 

 

 

 

Vídeo da atuação do Coro, por ocasião da inauguração das iluminações de Natal,  no dia 26 de novembro, no Rossio.

 

http://24.sapo.pt/atualidade/artigos/ja-e-natal-em-lisboa-a-iluminacao-da-quadra-foi-inaugurada