Ínicio / Notícias / 75.º Aniversário das Nações Unidas - Participa...
Notícias
24 Janeiro 2020

75.º Aniversário das Nações Unidas - Participação dos Estados-Membros

O septuagésimo-quinto aniversário da Organização das Nações Unidas (ONU) será comemorado no dia 24 de outubro de 2020, prevendo-se que o ano em curso seja repleto de diversas iniciativas, entre outras, destacando-se as seguintes: a comemoração dos 75 anos dia da assinatura da Carta das Nações Unidas, a 26 de junho, e a realização da Assembleia Geral das Nações Unidas, a 21 de setembro.  

 

Na perspetiva de ser um ano de celebrações, arrancou em janeiro o maior debate inclusivo, à escala planetária, nunca organizado antes. Este debate procurará alcançar a participação mundial dos diversos atores responsáveis pela construção de um futuro desejado por todos. Entretanto, já no próximo dia 29 de janeiro realiza-se um evento de lançamento inaugural, em Nova Iorque, com o Secretário-Geral da ONU, durante o qual irá acontecer um diálogo num formato entre jovens e para jovens. Inscreva-se aqui!

 

A iniciativa do debate lançada em janeiro visa igualmente suscitar outro tipo de diálogo e de ação, em torno de meios capazes de edificar um mundo melhor, em detrimento de variados problemas existentes na era atual. A participação é aberta a todos, sem limites, nem restrições. Participe neste debate !

 

O Subsecretário-Geral Fabrizio Hochschild, Conselheiro Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas, que promoveu o lançamento desta iniciativa, pretende que este diálogo ocorra em escolas, empresas, municípios e parlamentos, sendo os Estados-Membros instados a promover estas celebrações junto da sociedade civil, com destaque para jovens e grupos marginalizados, nomeadamente que seja reservada uma hora de aulas para debater o tema “O nosso mundo em 2020 e mais além”. 

 

As Nações Unidas apelam ainda a que as diversas intervenções ou participações sejam identificadas pelo hashtag #UN75.