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Testemunhos de assistentes de português em França

 

Encontra-se em curso até ao dia 25 de fevereiro o recrutamento de assistentes de português em França.

 

Conheça a experiência partilhada por alguns dos participantes atualmente em funções neste programa, no ano letivo de 2021-2022!

 

João Bernardo – assistente na Academia de Toulouse

“Aqui a experiência está a correr muito bem, os alunos e os professores são todos incríveis e estou a gostar imenso de dar aulas.”

 

Jorge Costa – assistente na Academia de Paris

“Aqui em Paris, e no Collége Henri Cahn, está tudo a correr bem e com alguns projetos sobre rodas.

Com o meu colega António Oliveira, Professor principal, encontro-me neste momento a preparar os meus alunos de 3ème para o brevet final de Português, cujo exame terá este ano uma substancial parte dedicada à oralidade. Nesse sentido, tenho organizado em aula debates relacionados com os temas do programa, incidindo sobre a ecologia, a preservação da natureza, a poluição, e o turismo sustentável.  Nesta continuidade, temos também preparado os alunos para o exame de Português de entrada no Lycée International de l'Est Parisien.”

 

Sara Margarida Francisco – assistente em Beauvais, na Academia de Amiens

“Felizmente comigo está tudo bem, a adaptação tem sido fácil, as aulas têm corrido super bem, os alunos são muito simpáticos e interessados e tanto as minhas colegas como as professoras de português com quem trabalho me têm ajudado muito.”

 

Alexandra Rosa – Assistente na Academia de Créteil

“Sobre a minha missão de assistente de língua e embaixadora, está a correr super bem! No colégio o professor e o diretor queriam que eu passasse o concurso para ser mesmo professora.”



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Mandarim no currículo do ensino secundário

 

Neste início de terceiro período letivo, alunos e professores retomam as aulas a distância, criando e testando métodos de ensino em que os encontros se fazem em écrans de computadores e qualquer “Olá” é precedido de um clique no teclado.

 

E assim acontece, também, com os alunos e com os professores chineses envolvidos na aprendizagem do mandarim nas escolas secundárias públicas.

A disciplina de Mandarim, como Língua Estrangeira III no currículo dos cursos científico-humanísticos e dos cursos profissionais do ensino secundário, é oferta formativa em diversas escolas secundárias públicas, sediadas de norte a sul de Portugal.

 

Numa sociedade e economia baseadas na aprendizagem, no saber e nas qualificações, o acesso a saberes linguísticos diversificados assume particular relevância. Neste contexto, o Ministério da Educação está empenhado em alargar a sua oferta de línguas estrangeiras, o que passa, também, pela oferta do Mandarim.

 

Iniciado no ano letivo de 2015-2016, o projeto-piloto do ensino do Mandarim nas escolas secundárias enquadra-se no “Protocolo de Cooperação para o Ensino do Mandarim”, celebrado entre o Ministério da Educação e o Instituto Confúcio da China.

 

Mais informações em Direção-Geral da Educação.

 

Escolas secundárias com oferta da disciplina de Mandarim:

Escola Secundária Oliveira Júnior (São João da Madeira); Escola Secundária Carlos Amarante (Braga); Escola Básica e Secundária Dra. Manuela Gomes Almeida (Espinho); Escola Secundária D. Duarte (Coimbra); Escola Secundária Eng.º Acácio Calazans Duarte (Marinha Grande); Escola Secundária de Estarreja (Estarreja); Escola Secundária Adolfo Portela (Águeda); Escola Secundária D. Pedro V (Lisboa); Escola Básica e Secundária Reynaldo dos Santos (Vila Franca de Xira); Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade (Almada); Escola Secundária Cacilhas Tejo (Cacilhas); Escola Secundária D. Sancho II (Elvas); Escola Secundária Dra. Laura Ayres (Quarteira).