Skip to content
Ínicio / Notícias / Conselho da Europa – Conferência: "Os direitos,...
Notícias

Conselho da Europa – Conferência: "Os direitos, oportunidades e bem-estar das crianças e jovens na era digital”

O Ministério da Inovação e Tecnologia da Hungria, no âmbito da sua Presidência do Comité de Ministros do Conselho da Europa, organiza uma Conferência, que terá lugar em Budapeste, a 7 e 8 de outubro, subordinada ao tema "Os direitos, oportunidades e bem-estar das crianças e jovens na era digital”, estando prevista igualmente a sua transmissão online.

 

Espera-se que o evento, para além de contribuir para sumarizar os resultados da “Estratégia do Conselho da Europa sobre os Direitos das Crianças no Ambiente Digital” (2016-2021), coloque o acento tónico nas mudanças, perigos e oportunidades que emergiram das diversas medidas que tiveram que ser implementadas como resultado da pandemia por COVID-19 e das atividades diárias da educação digital e do ensino à distância (online), dando aqui especial atenção aos direitos das crianças e jovens, e em particular ao seu bem estar (físico, intelectual e mental), bem como aos valores familiares, e à situação dos grupos mais desfavorecidos e daqueles que a sociedade “deixa para trás”.

 

A pandemia por COVID-19 e as suas consequências aos mais diversos níveis apanharam o mundo totalmente desprevenido. A transição para a educação digital, ainda que variando nos seus níveis de desenvolvimento e implementação, afetou todos os Estados-membro do Conselho da Europa de uma forma sem precedentes. Não obstante a cooperação, cada país reagiu de forma muito diferente, formulando diferentes prioridades (proteção geral da saúde, proteção dos idosos e vulneráveis, garantindo a economia em funcionamento, proporcionando educação eficaz, etc.). O desafio foi e é enorme, mas como resposta um saber extraordinário foi criado, mobilizado e disponibilizado.

 

A transformação digital dos sistemas educativos foi possível de forma tão rápida, em grande medida, devido à cooperação entre os diversos atores envolvidos, o setor tradicional de educação (ensino público, e ensino superior) e administração pública. Neste campo, quer soluções globais quer específicas dos países, funcionaram bem, tendo esta conferência por objetivo proporcionar uma oportunidade de conhecer essas soluções e aprender uns com os outros. Todo este saber e conhecimento poderia tornar-se a base para o estabelecimento de cooperações internacionais, algo que desempenhou um papel menor no campo da educação durante a pandemia. Entretanto, reunir e compartilhar experiências e bons exemplos, bem como criar a base institucional necessária para essas cooperações internacionais parece ser o caminho a seguir, constituindo esta Conferência a oportunidade perfeita para tal.

 

O Programa detalhado da Conferência e eventuais informações adicionais serão conhecidas mais tarde sendo as mesmas oportunamente divulgadas.

27 Agosto 2021