Skip to content
Ínicio / Notícias / “Educação sexual abrangente para a construçã...
Notícias

“Educação sexual abrangente para a construção de uma sociedade segura e inclusiva” – opinião da Comissária para os Direitos Humanos do Conselho da Europa

O tempo que nos é dado viver, apresenta-nos desafios sem precedentes, sociais, económicos e ambientais, mas também de ordem cultural, face à globalização e a um cada vez mais acelerado desenvolvimento tecnológico.

 

Esses mesmos desafios oferecem também inúmeras oportunidades, num momento em que as sociedades se reconfiguram e se devem reinventar para responder a um futuro cujo recorte é incerto, mas para o qual devemos estar preparados e abertos.

 

Nas atuais circunstâncias históricas, em que o paradigma perdido não foi ainda reconstruído, por assim dizer, o debate sobre o futuro da educação é um debate crucial, que respeita e é responsabilidade de todos.

 

Central a este debate sobre o futuro da educação, encontra-se a ideia de inclusão, ou a procura de soluções inclusivas, que respeitem perspetivas e valores diversos. Ou seja, como reinventar os sistemas educativos de forma a manterem relevância social e cultural, quando as sociedades atravessam mudanças profundas e se caracterizam pela heterogeneidade, garantindo ao mesmo tempo a inclusão e o respeito pelos direitos das crianças e das famílias?

 

Neste contexto, tem interesse conhecer a opinião de Dunja Mijatovic, Comissária para os Direitos Humanos do Conselho da Europa, que publicou recentemente   um  contributo sobre o tema “educação sexual abrangente para a construção de uma sociedade segura e inclusiva”, em que exprime o seu ponto de vista sobre alguns dos aspetos deste debate e que pode ser consultado   aqui.

 

10 Agosto 2020