Skip to content
Ínicio / Notícias / Entrega dos Prémios Ciência Viva 2020...
Notícias

Entrega dos Prémios Ciência Viva 2020

Os Prémios Ciência Viva 2020 são entregues esta sexta-feira, dia 27 de novembro, a partir das 15 horas, no Auditório Mariano Gago no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, durante uma sessão que conta com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), Manuel Heitor.
 
Atribuídos anualmente, os Prémios Ciência Viva reconhecem personalidades e projetos que contribuem de forma excecional para a divulgação científica e tecnológica em Portugal, e assinalam a Semana da Ciência e da Tecnologia.
 
A edição deste ano distingue Alexandre Quintanilha com o Grande Prémio Ciência Viva 2020 destacando o trabalho desenvolvido na promoção da cultura científica enquanto investigador, professor, autor e divulgador nas áreas da biologia e da biofísica, com cerca de uma centena de artigos publicados em várias revistas científicas de nível mundial e dezenas de artigos e relatórios em livros, revistas e jornais de divulgação.
 
Professor catedrático jubilado do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, Alexandre Quintanilha é Licenciado em Física Teórica e Doutorado em Física do Estado Sólido pela Universidade de Witwatersrand, em Joanesburgo. Nos Estados Unidos, foi docente e diretor do Centro de Estudos Ambientais e do Centro de Estudo de Tecnologia da Biosfera da Universidade da Califórnia, em Berkeley, e em Portugal dirigiu o Centro de Citologia Experimental e o Instituto de Biologia Molecular e Celular. É deputado na Assembleia da República, na qual já presidiu a Comissão de Educação e Ciência e integra atualmente a Comissão de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território.
 
O Prémio Ciência Viva Educação distingue o Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos organizado pela Associação Ludus, a Sociedade Portuguesa de Matemática e a Associação de Professores de Matemática, e que visa a promoção, de forma lúdica, da concentração e do raciocínio lógico, essenciais na aprendizagem da Matemática.
O Prémio Ciência Viva Media será entregue à campanha de educação para a saúde "2 Minutos para Mudar de Vida" promovida pela Unidade de Prevenção de Cancro do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (Ipatimup) e do i3S, em parceria com a Fundação Belmiro de Azevedo, e que consiste em 20 episódios que promovem mudanças de comportamento para prevenir o cancro e outras doenças não transmissíveis.
 
A cerimónia pode ser acompanhada em direto aqui.
 
Fonte: Portal do Governo
27 Novembro 2020