Prémio Internacional de Direitos Humanos Emilio F. Mignone - edição 2020
Abertas candidaturas ao Prémio Internacional de Direitos Humanos “Emilio F. Mignone”
Instituído em 2007, pela República Argentina, o Prémio Internacional de Direitos Humanos Emílio F. Mignone, destina-se a reconhecer o trabalho de instituições estrangeiras e de residentes no exterior, na promoção e na defesa dos Direitos Humanos.
Inspirado na figura de Emílio Fermín Mignone, advogado e educador, que foi um dos principais defensores dos direitos humanos na Argentina, o prémio visa contribuir para a maior visibilidade do trabalho desenvolvido pelo recipiente, valorizando o compromisso com a defesa dos direitos humanos nos respetivos países.
O prémio consistirá num convite dirigido à pessoa ou a um representante da instituição premiada para visitar a Argentina, pelo período de uma semana. Durante a visita à cidade de Buenos Aires, serão organizados, além de outras atividades, encontros com instituições governamentais, organizações de direitos humanos, instituições académicas e imprensa, entre outros, sendo a agenda acordada com o premiado em função do tema específico a que se dedica.
A cerimónia de entrega terá lugar, caso a situação de pandemia o permita, no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, que comemora a aprovação da Declaração Universal dos Direitos do Homem, pelas Nações Unidas, em 1948.
O prazo de apresentação de candidaturas decorre até ao próximo dia 31 de outubro.
Mais informação disponível aqui.