Skip to content
Início / Educação Pré Escolar e Ensino Básico e Secundário / Professores / Recrutamento e Mobilidade

Recrutamento e Mobilidade

Portaria n.º 118-A/2023, de 10 de maio

Fixa as vagas do concurso externo de vinculação dinâmica.

 

Aviso n.º 9206-E/2023, de 10 de maio

Concursos de educadores de infância e de professores dos ensinos básico e secundário para o ano escolar de 2023/2024, nos termos previstos no Decreto-Lei n.º 32-A/2023, de 8 de maio.

Retificado pela Declaração de Retificação n.º 380-A/2023, de 11 de maio

 

Decreto-Lei n.º 32-A/2023, de 08 de maio

Estabelece o novo regime de gestão e recrutamento do pessoal docente dos ensinos básico e secundário e de técnicos especializados para formação.

 

Lei n.º 46/2021, de 13 de julho

Concurso de vinculação extraordinária de docentes das componentes técnico-artísticas do ensino artístico especializado para o exercício de funções nas áreas das artes visuais e dos audiovisuais, nos estabelecimentos públicos de ensino.

Alterações

 

Portaria n.º 52-B/2021, de 9 de março

Fixação das vagas do concurso interno dos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas e do ensino artístico especializado da música e da dança.

 

Decreto-Lei n.º 16/2018, de 07 de março

Cria o grupo de recrutamento da Língua Gestual Portuguesa e aprova as condições de acesso dos docentes da Língua Gestual Portuguesa ao concurso externo de seleção e recrutamento do pessoal docente.

 

Decreto-Lei n.º 15/2018, de 07 de março

Aprova o regime específico de seleção e recrutamento de docentes do ensino artístico especializado da música e da dança.

Alterações

 

Portaria n.º 172/2017, de 30 de junho

Define as condições em que pode ser autorizado o recurso à permuta, prevista no Estatuto da Carreira Docente, pelos docentes de carreira.

 

Portaria n.º 129-A/2017, de 5 de abril

Regulamenta o concurso de integração extraordinária para a seleção e o recrutamento do pessoal docente com contrato a termo resolutivo nos estabelecimentos públicos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário da rede do Ministério da Educação.

 

Decreto-Lei n.º 111/2014, de 10 de julho

Estabelece um regime excecional de seleção e recrutamento de pessoal docente para os grupos e disciplinas do ensino artístico especializado da música e da dança, bem como de pessoal docente das componentes técnico-artísticas do ensino artístico especializado para o exercício de funções nas áreas das artes visuais e dos audiovisuais, nas escolas públicas de ensino, na dependência do Ministério da Educação e Ciência.

 

Decreto-Lei n.º 60/2014, de 22 de abril

Estabelece um regime excecional para a seleção e o recrutamento do pessoal docente dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário na dependência do Ministério da Educação e Ciência.

 

Despacho n.º 9182-A/2013, de 12 de julho

Estabelece normas e procedimentos de articulação entre o Ministério da Economia e do Emprego, através do IEFP, I.P, e o Ministério da Educação e Ciência, através da Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE), relativamente ao concurso de recrutamento e seleção de docentes, como recurso para o exercício de funções de formadores dos cursos de formação.

 

Decreto-Lei n.º 70/2013, de 23 de maio

Estabelece o novo regime jurídico da disciplina de educação moral e religiosa católicas a ministrar nos estabelecimentos de ensino públicos e na dependência do Ministério da Educação e Ciência.

Alterações.

 

Despacho n.º 866/2013, de 16 de janeiro

Visa aclarar os princípios e critérios que devem estar presentes na graduação dos candidatos da educação especial.

 

Portaria n.º 365/2009, de 7 de abril

Regula o procedimento concursal de recrutamento do pessoal docente da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário para os quadros dos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas legalmente definidos como prioritários.

 

Despacho Normativo n.º 12/2004, de 3 de março

Regula os procedimentos necessários à consideração do tempo prestado no serviço docente para efeitos de concurso e progressão na carreira das profissões de educador de infância e de professor dos ensinos básico e secundário dos estabelecimentos do ensino público tutelados pelo Ministério da Educação efectuado nos Estados membros da União Europeia.