Skip to content
Ínicio / Notícias / A Comissão Europeia lançou, no dia 30 de setembr...
Notícias
04 Outubro 2022

A Comissão Europeia lançou, no dia 30 de setembro, a 4.ª Call da iniciativa “Universidades Europeias”, no âmbito do Programa Erasmus+ 2023.

A iniciativa “Universidades Europeias” promove alianças entre todas as instituições de ensino superior, investigação e inovação, apresentando diversos modelos de cooperação transnacional, estrutural e sustentável que reforçam a qualidade, o desempenho, a atratividade e a competitividade internacional do ensino superior em toda a Europa, em benefício de seus estudantes e trabalhadores, promovendo em simultâneo, os valores democráticos preconizados pela União Europeia.
 
Seguindo a abordagem similar às anteriores, regista duas novidades que se prendem com:
 
- a abertura à participação de instituições de Ensino Superior de todos os países dos Balcãs Ocidentais como parceiros de pleno direito nas alianças.
 
- a atribuição de um Selo de Excelência às propostas que tenham sido avaliadas e classificadas como de alta qualidade (acima de 80 pontos) mas que não possam ser financiadas ao abrigo deste convite Erasmus+ 2023 devido à falta de orçamento disponível, facilitando a procura de financiamento alternativo a nível nacional.
 
A Direção-Geral da Educação, Juventude, Desporto e Cultura, juntamente com a Agência Executiva EACEA – Agência de Execução Europeia da Educação e da Cultura, organizará uma sessão aberta em linha de informação dirigida a potenciais candidatos em 15 de novembro de 2022 (14.30 -17.00 CET).
 
Mais informações, incluindo o link para o livestream, poderão ser encontradas AQUI.