Skip to content
Ínicio / Notícias / Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ci...
Notícias

Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência

Assinala-se dia 11 de fevereiro, o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, criado em 2015 pela Assembleia Geral das Nações Unidas como forma de alertar para a desigualdade de género que penaliza as oportunidades e carreiras das mulheres nos domínios da ciência, da tecnologia e da inovação. 

 

O Governo tem apostado no combate à desigualdade de género nas Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM) nas instituições de ensino e de investigação. Desde logo com a Lei n.º26, de 2019 que estabelece um limiar de paridade de 40% nas listas concorrentes nas instituições do ensino superior,  mas também através de 2 projetos financiados pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), através dos EEAGRANTS:

 
- Direção Geral do Ensino Superior, no valor de 300 000 euros - Ge-HEI – Gender Equality in Higher Educations Institutions
- Universidade de Coimbra, Gender Equal Research@UC, que está prestes a arrancar e que se centrará na integração da perspetiva de género na investigação científica. 
 
A área de preocupação central tem sido a da redução da participação de raparigas e mulheres nas TIC e nas engenharias: a presença de mulheres entre as pessoas diplomadas em TIC tem diminuído desde 1999, de 26% para 17,4% em 2009, passando a ser de 21%, em 2018.
 
Para combater essa realidade, foi criado o Projeto "Engenheiras Por Um Dia", que já alcançou 7975 jovens do 3º ciclo e ensino secundário. Iniciativa da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, é coordenado pela CIG em articulação com Carta da Diversidade (APPDI), Instituto Superior Técnico e Ordem dos Engenheiros e envolve 56 entidades parceiras – empresas e municípios, 23 escolas e 13 institutos de ensino superior.
 
Ao abrigo desse projeto arranca, esta quinta-feira, o Ciclo de Workshops "Raparigas nas Engenharias e Tecnologias". A iniciativa, a decorrer entre fevereiro e maio, vai alcançar mais de 2000 estudantes em sessões online de partilha de conhecimento, experiências e esclarecimento de dúvidas. O grande objetivo é valorizar e dar a conhecer o trabalho de mulheres profissionais nestas áreas e que se constituem como role model para as mais jovens. São as seguintes as datas dos workshops:
 
- 11 de fevereiro,10h: «Engenharia é Ciência?», com Maria Helena Braga, professora e chefe do Departamento de Engenharia Física da Universidade do Porto; Margarida Serra, professora auxiliar convidada na FCT- NOVA e coordenadora no iBet; e Cláudia Soares, professora auxiliar convidada no Instituto Superior Técnico e investigadora no ISR Lisboa. 
- 11 de fevereiro, 14h30: sobre a participação das mulheres no espaço. "Um pequeno passo para as Mulheres…Um grande passo para a Humanidade", com a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro; Ana Afonso e Sílvia Vicente, astrofísicas; Vera Gomes, coordenadora de Políticas Europeias na área do espaço; Andreia Nunes, escritora e investigadora CIES-IUL; e Fernando Carvalho, professor e jornalista. 
- 11 de março: As mulheres e a Inteligência Artificial
- 23 de março: O teu futuro: que profissão escolher?
- 9 de abril: Conversas de outro mundo: as mulheres e o espaço
- 22 de abril: Dia Internacional das raparigas nas TIC: É a tua vez!
- 28 de maio: Dia Nacional da Energia
 
A Secretária de Estado, Rosa Monteiro, deixa um apelo para uma «transformação institucional no ensino e na investigação científica para que sejam conhecidas e reconhecidas as barreiras que se colocam às mulheres nas carreiras científicas, no acesso a cargos de tomada de decisão, bem como a ainda ausente integração da dimensão de género no conteúdo da investigação e da inovação, lembrando que esses serão requisitos obrigatórios de financiamento no novo quadro europeu para a investigação e inovação Horizon Europe 2021-27».
 
Os workshops serão transmitidos através da plataforma Zoom e da página de Facebook da CIG. Mais informação aqui
 
 
Fonte: Portal do Governo

 

10 Fevereiro 2021